À exceção do chassis, as jantes e os pneus são a parte mais suja de qualquer automóvel. E por vezes não é fácil restaurar o seu aspeto original. Sobretudo quando a sujidade acumulada é muita. A boa notícia é que com maior ou menor dificuldade é possível voltar a ter tudo como deve ser sem gastar muito dinheiro ou sem recorrer a produtos muito especiais. É claro que os produtos de limpeza especializados irão livrar as suas jantes do pó dos travões e das manchas de alcatrão mais rapidamente do que se utilizar apenas água e sabão. No entanto, não precisa de utilizar esses produtos de limpeza em todas as lavagens. Mas afinal qual a melhor forma de lavar jantes e pneus?
O truque é lavar as jantes e os pneus regularmente quando se lava o veículo inteiro para manter o aspeto imaculado das jantes.
Produtos de limpeza de rodas e pneus
A limpeza adequada das jantes começa com uma lavagem apropriada, e aqui está a questão – não precisa de um produto de limpeza de jantes separado para lavar as suas jantes e pneus. O champô que utiliza para limpar a pintura é adequado para lavar as jantes e os pneus. Qualquer champô para automóveis serve, mas lembre-se de ter um balde separado de água com sabão para as jantes, para evitar riscar e contaminar a pintura.
Além disso, é melhor usar uma escova macia para lavar as rodas, o que ajuda imenso a descontaminar as rodas com vários raios. Se as jantes tiverem pó de travão avermelhado ou acastanhado visível, asfalto ou manchas de alcatrão, os produtos de limpeza de jantes disponíveis no mercado são seguros para todos os tipos de acabamentos de jantes. No entanto são formulados de forma potente para dissolver o pó de travão e outros contaminantes.
A propósito disto, as jantes mate não são difíceis de limpar. Ainda assim requerem produtos de limpeza sem silicone e sem ácido para manter o seu acabamento sedoso e mate. Não se esqueça de secar as jantes depois de as lavar com uma toalha de microfibras específica.
Não se esqueça também disto!
Deixe as jantes arrefecerem antes de as lavar ou de utilizar produtos de limpeza do pó dos travões. Além disso, evite utilizar detergente da loiça ao limpar as jantes, os pneus e a pintura. Isto para evitar o desbotamento, a descoloração ou o desgaste acelerado do acabamento.
Utiliza mais alguma forma de lavar jantes e pneus? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!