O LastPass sofreu uma nova violação de dados, de acordo com uma publicação no blogue oficial desta plataforma feita por Karim Toubba, o CEO da empresa. Embora o post não entre em muitos detalhes acerca do incidente, ele afirma que o problema de segurança ocorreu com um serviço de armazenamento na cloud de terceiros que o LastPass usa. A propósito disto, a GoTo, também utiliza o mesmo serviço de armazenamento na cloud.
Atenção! LastPass sofreu uma nova violação de dados!
A empresa afirmou que ocorreu alguma atividade “invulgar”, e o problema parece ter surgido da anterior violação que ocorreu em agosto. A violação expôs a informação do cliente, mas não expôs detalhes sobre palavras-passe. As passwords são seguras e encriptadas. Neste momento, não parece haver mais detalhes sobre o incidente, mas se surgirem mais, a empresa provavelmente lançará uma nova atualização.
É claro que a empresa iniciou uma ação contra o incidente e uma investigação ao mesmo tempo que notificou as forças da lei e uma empresa de segurança de terceiros. Lembro que ao longo dos anos, o LastPass tem sofrido uma série de falhas de segurança diferentes desde 2011. Deste essa altura as falhas ocorreram em 2015, 2016, 2017, 2019 e 2021.
Embora alguns dos incidentes sejam mais badalados do que outros, uma das suas mais recentes violações ocorridas em 2021 comprometeu as passwords principais dos utilizadores, o que foi um grande problema. Em agosto de 2022, o LastPass foi novamente comprometido, mas os dados dos utilizadores, como informações pessoais ou palavras-passe, não foram expostos. Embora a transparência seja grande, o grande volume de incidentes com o LastPass se tem debatido é bastante alarmante, especialmente para os clientes.
Claro que, se estiver farto destes problemas, pode considerar procurar outros serviços disponíveis. Resta agora sabermos ao certo que informações foram acedidas. No entanto isto ainda vai levar um pouco. É que afinal de contas temos uma investigação em curso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!