Existem excelentes gestores de palavras-passe no mercado. Eu pessoalmente gosto muito 1Password mas tem o “problema” de ser pago, embora não seja nenhuma fortuna. Funciona em diversas plataformas e é muito fácil de usar. O outro grande concorrente chama-se LastPass e tem uma variante grátis para os utilizadores. É a aposta de milhões de pessoas que querem garantir que nunca se esquecem de nenhuma palavra-passe em vários dispositivos. No entanto, resolveram fazer uma alteração e isto está a deixar muitos utilizadores irritados.
LastPass muda regras e deixa utilizadores totalmente furiosos!
Assim, o LastPass anunciou que vai alterar as caracterÃsticas atribuÃdas à versão grátis. Na prática restringiram o acesso à conta a um dispositivo. Isto significa que se escolher o smartphone como o seu dispositivo preferido não vai poder ver ou alterar as passwords num computador. Esta regra tem efeito a partir de 16 de Março.
Esta empresa afirma que tomou esta decisão para se manter a par de um mundo em constante evolução. Seja lá isso o que for.
Mas vamos então explicar a questão de um dispositivo.
É que na realidade não é apenas um, mas uma tipologia. Ou seja. Imaginemos que opta por usar como dispositivo preferido os smartphones. Isto significa que vai poder usar o LastPass entre vários equipamentos móveis como iPhone, Android, iPad e smartwatches. Ou seja, o mundo mobile. De fora fica o Windows, macOS ou Linux. No entanto pode optar exatamente pelo contrário. Se preferir utilizar em computadores tem os PCs e os Macs. No entanto, não vai poder usar nos dispositivos móveis.
Dito isto, vai ter mesmo de dizer qual o tipo de dispositivo que prefere na sua conta do LastPass. Entretanto, ainda tem três oportunidades para mudar. Depois disso, está preso à sua escolha para sempre. A partir daà e se quiser mudar tem de pagar 2.90. No entanto este valor é cobrado anualmente. Ou seja 34.80 Euros. O 1Password fica praticamente o mesmo preço.
Se utiliza maioritariamente o LastPass apenas num tipo de dispositivos então isto não será problema para si. No entanto, se é como eu e utiliza um gestor de passwords sincronizado entre os dispositivos móveis e o computador, então sim, terá mesmo de fazer o update.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!