Como já dissemos aqui em alguns artigos, o mercado de smartphones está a mudar, e os antigos ‘gigantes’ da indústria estão a ser deixados para trás por outros concorrentes.
Hoje em dia, enquanto que a Samsung continua a liderar as vendas de smartphones a nível mundial… A segunda posição já não pertence à Apple, mas sim à Huawei, que nos últimos anos tem vindo a ganhar imensa quota de mercado!
E como podemos ver pelo seu mais recente lançamento, a empresa não está a pensar tirar o pé do acelerador.
Pois bem, hoje enquanto estava a fazer o meu clássico treino diário, meti-me a pensar…
Porque é que a Samsung lança dois aparelhos no mesmo ano, mas é o Note que concorre directamente com o novo iPhone!?
Como deve saber, historicamente, a Apple lança os seus novos iPhone em Setembro. Enquanto que a Samsung lança o seu Galaxy S em Fevereiro/Março, e o seu Galaxy Note em Agosto/Setembro.
No entanto, o Galaxy Note é sempre baseado nas especificações do Galaxy S que saiu no início do ano… Ou seja, embora os sistemas operativos sejam diferentes, e por isso acabam por não ser aparelhos facilmente comparáveis, o Galaxy Note vai sempre rivalizar com um iPhone novinho em folha! (Com hardware ‘antigo’.)
É que se formos ver, a estratégia da Huawei é muito mais bem pensada… Embora, similarmente, também lance um topo de gama a cada 6 meses.
Pois bem, ao contrário da Samsung, que baseia o seu Galaxy Note no Galaxy S... A Huawei lança em Outubro a linha Mate com as melhores especificações técnicas possíveis!
Conseguindo não só levar a luta à Apple, como também à Samsung.
Curiosamente, muitas vezes mencionei que a Huawei tinha este ano, com o Mate 20, a hipótese de lançar o Galaxy S10, antes que a própria Samsung tivesse oportunidade de o fazer!
- Ou seja, lançar um aparelho com tudo o que há de melhor na indústria, para conquistar o mercado. (Um ‘All-In’.)
Mas a genialidade vem depois, quando a Huawei lança a gama ‘P’ passados 6 meses, limando as arestas do Mate!
Aliás, por vezes até implementa algumas características bastante interessantes como foi o caso do Huawei P20 Pro este ano. (Com o seu sistema de câmera tripla.)
É que esta linha de smartphones é estrategicamente lançada numa data muito próxima ao Galaxy S, conseguindo roubar alguns clientes à gigante Sul Coreana!
Em suma, ao lançar os seus aparelhos em datas muito próximas às concorrentes directas, a Huawei consegue lutar com a Apple e com a Samsung fazendo algo estupidamente simples… Trocando a ordem de lançamento da Samsung.
Pois, de forma muito resumida, enquanto que a Samsung lança um aparelho com especificações ‘antigas’ em Agosto/Setembro… A Huawei lança um aparelho com hardware completamente renovado muito perto desta data!
E posteriormente aproveita para o melhorar um pouco, e lançar novamente na forma de um aparelho ‘Huawei P! Para concorrer directamente com o novo Galaxy S.
No fundo, percebo que há alguns anos, a coisa fizesse sentido! Com apenas a Apple e Samsung a liderar o mercado de smartphones.
Mas agora, em que basicamente a Apple concorre consigo mesma, e a Samsung se vê a competir com a cada vez mais poderosa Huawei… Talvez tenha chegado a altura de refinar a estratégia.
Nota do Redator – Esta é apenas a minha opinião e algo que me veio à cabeça durante o dia.
Dito isto, adoraria saber a vossa opinião sobre o assunto! Por isso, usem a caixa de comentários em baixo, e digam de vossa justiça 😀
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!