Foi lançado o alerta para os utilizadores do WhatsApp, sobretudo devido a um novo esquema que pode estar a tentar roubar os nossos dados. A propósito disto, Dmitry Bestuzhev, que é o responsável de investigação e análise da Kaspersky afirmou à publicação El Pais que o WhatsApp tem problemas de segurança e os utilizadores não devem partilhar informações sensíveis nesta plataforma. Mesmo se acharem que estão seguros. É que na realidade podemos mesmo não estar.
Lançado o alerta máximo: WhatsApp não é uma plataforma segura!
Nas palavras deste responsável “é importante percebermos que o WhatsApp não é uma plataforma segura, embora muitos pensem o contrário”. Por esse motivo, o melhor mesmo é não partilharmos informações delicadas.
“Muitas pessoas partilham informações sensíveis, e num curto espaço de tempo perdem controlo das suas contas.
O WhatsApp tem sido alvo de muitos esquemas e isto não é de estranhar. Afinal de contas é o serviço mais utilizado com cerca de 2 mil milhões de utilizadores em todo o mundo.
Se receber uma mensagem de um amigo ou de um familiar, vai olhar para ela com mais confiança. Ou seja quebramos logo metade das defesas. O problema é que esta mensagem que começou a circular não é comum e pode ser utilizada para que se apoderem dos seus dados. Primeiro recebe uma SMS com um código e um link. A seguir recebe uma mensagem de um amigo ou familiar a pedir o código que recebeu por SMS. Se o enviar fica sem a sua conta do WhatsApp. O esquema está mesmo muito bem feito.
Agora eventualmente vai pensar. Como é que conseguiram o nome de uma pessoa que está na lista dos meus contactos?
A resposta é simples. Porque essa pessoa já foi atacada e tinha-o a si na lista dela. Ou seja, isto é algo em cadeia que vai passando e roubando as contas pelo caminho.
Como sabe para aceder ao WhatsApp não há um email ou uma password. O WhatsApp envia um código OTP para o seu telemóvel e é assim que identifica a sua identidade. Se outra pessoa tiver acesso a esse código vai poder ficar com a sua conta e enganar os contactos que lá estiverem, incluindo amigos e família.
Se receber alguma destas mensagens não entre em pânico. Simplesmente não responda. Entretanto ligue ao amigo que supostamente enviou esta mensagem (não por WhatsApp, mas por chamada normal) e avise-o disto. A seguir ative a autenticação de dois fatores para não ter qualquer problema, nem agora nem no futuro.
A melhor forma de garantir a segurança é ativar a autenticação de dois fatores
Felizmente há uma solução muito simples para este problema e que passa pela ativação da autenticação de dois fatores. Não só nos vai proteger isto, como vai impedir que no futuro andem a ver as nossas mensagens.
Dito isto, o que necessita de fazer é carregar nos três pontos no canto superior direito e escolher definições.
Depois tem de ir a conta e posteriormente escolher verificação de dois passos. Aí deve carregar em Ativar.
Depois terá de digitar o código PIN de seis dígitos. É pedido quando registar o seu número de telemóvel no WhatsApp. Depois terá de voltar a introduzir o código que escolher para confirmar.
Posteriormente será também necessário indicar um endereço de email para poder repor o seu PIN caso se esqueça dele.
Depois de fazer esses passos a verificação de dois passos estará ativada.
Assim, este é um pormenor importante e que poderá impedir que a nossa conta caia em mãos erradas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!