Antigamente uma lâmpada era uma lâmpada. Agora há muito por onde escolher. Assim temos as lampâdas LED normais, as inteligentes, com vários modelos por onde escolher. As lâmpadas inteligentes fazem exatamente o que os dispositivos inteligentes prometeram fazer: tornar as nossas vidas mais fáceis. Mas será que esta conveniência tem um preço? Ou seja, será que as lâmpadas inteligentes gastam mais que as luzes LED normais?
O consumo das lâmpadas inteligentes
Claro que se as compararmos as lâmpadas inteligentes com as antigas lâmpadas incandescentes, elas gastam muito menos. Mas em relação às lâmpadas LED normais? A verdade é que as lâmpadas inteligentes consomem um pouco mais de energia do que as lâmpadas LED normais. No entanto, para muitas pessoas, a diferença de consumo é tão pequena que provavelmente não será suficiente para as convencer a abdicar da comodidade da iluminação inteligente.
Tanto as lâmpadas inteligentes como as normais utilizam tecnologia LED. Isto torna-as muito mais eficientes em termos energéticos do que as lâmpadas incandescentes que iluminavam a maioria das casas até há alguns anos. Embora as primeiras e as segundas utilizem a mesma tecnologia de poupança de energia, diferem num aspeto significativo. As inteligentes consomem energia mesmo quando estão desligadas. Já as lâmpadas LED normais deixam de consumir energia quando as desliga. As lâmpadas inteligentes e outros aparelhos que consomem eletricidade mesmo quando não estão a ser utilizados são conhecidos como dispositivos vampiros.
O problema dos aparelhos em stand-by
Os aparelhos deixados em modo de espera representam cerca de 5% a 10% do consumo total de eletricidade de uma casa. Para um agregado familiar médio isto pode significar gastar mais 100 Euros em eletricidade. A quantidade de energia que uma lâmpada inteligente consome varia de um fabricante para outro. Seja como for quanto mais lâmpadas inteligentes tiver, mais elevada será a sua fatura mensal de eletricidade. Ainda assim, para a maioria das pessoas, o custo será insignificante.
Além disso, uma vez que oferecem mais controlo sobre a iluminação da sua casa do que as lâmpadas LED tradicionais, incluindo programação, regulação e controlo remoto, há uma boa hipótese de mudar os seus hábitos de consumo de energia e poupar dinheiro a longo prazo. Especialmente quando combinadas com outros dispositivos de poupança de energia que podem ajudar a reduzir a sua conta de eletricidade.