No inÃcio dos anos 70, este design da era espacial impressionou a cena automóvel e tornou-se essencialmente o modelo para a engenharia dos supercarros até aos dias de hoje. O protótipo do Lamborghini Countach chegou pela primeira vez em 1971, e o modelo de produção estreou-se em 1974 com ligeiras alterações cosméticas. Herdou o motor V12 montado a meio do seu antecessor, o Miura, mas o estilo era totalmente original.
Lamborghini Countach era uma bomba! Sabe o que aconteceu?
Para os engenheiros e entusiastas de automóveis desportivos, este novo Countach em forma de cunha foi uma revelação. Após o seu lançamento, a rival Ferrari concentrou-se nos seus próprios designs de motor central e menos nos seus antiquados carros V12 com motor dianteiro. Nas décadas seguintes, todos, desde a BMW à Porsche, Fiat, Toyota e Honda, tentaram criar o seu próprio carro desportivo de motor central. Atualmente, quase todas as máquinas de alta velocidade e de elevado valor aderem a esta linguagem de design, incluindo o mais recente Chevy Corvette. O trabalho de base que a Lamborghini estabeleceu não pode ser subestimado.
O Countach também era mais do que aparência. O V12 de quatro litros com duplo comando de válvulas à cabeça tinha 375 cavalos de potência em 1974. Capaz de atingir os 100 km/h em apenas 5,6 segundos, com uma velocidade máxima superior a 180 km/h era suficientemente rápido para acompanhar muitos dos automóveis desportivos modernos atuais.
O destino deste automóvel
O Countach teve mais de uma década de vendas, com a versão final a ser lançada em 1990. Ao longo desse tempo, o carro teve alguns aumentos de potência, bem como muitas actualizações de aparência.
Ao longo dos anos 80, o design sofreu alterações, com grandes spoilers e para-lamas exagerados a juntarem-se à carroçaria. Embora se discuta muito sobre qual o design mais “atrativo” ou mais “puro”, a versão de meados dos anos 80 do automóvel é provavelmente a mais reconhecÃvel. No entanto, como carro real, o Countach foi muitas vezes ridicularizado pelos seus assentos incómodos, fraca visibilidade e pedal de embraiagem pesado. Mas por vezes, estes sacrifÃcios têm de se fazer em nome do estilo!
Entretanto depois de 1990, o layout V12 de motor central continuou com o Diablo, o Murcielago e o Aventador. Em 2021, a Lamborghini anunciou que iria reviver oficialmente o Countach, com um modelo de edição limitada com estilo retro-futurista.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!