Jogos: já ouviu falar de lag switch e sabe como funciona?

Se joga online há uma boa hipótese de já ter ouvido alguém falar do termo lag switch. A ideia é que a pessoa que os utiliza interrompa propositadamente a ligação ao servidor, mas em vez de sair do jogo, ganha apenas uma vantagem injusta durante alguns segundos.

O que acontece devido ao lag switch?

Enquanto a interrupção está a acontecer, estão a ocorrer dois cenários diferentes. Do lado do proprietário do switch, ele ainda se pode mover e agir normalmente, mas os outros jogadores estão congelados. Nos ecrãs dos outros jogadores, o proprietário do lag switch está congelado no lugar, mas ainda se pode mover. Quando o interrutor é novamente desligado, o jogo tenta resolver os dois cenários diferentes, muitas vezes com resultados não intencionais que dão ao jogador que fez a artimanha uma grande vantagem, como ganhar mais tempo para agir ou mover-se mais depressa do que o normalmente possível.

Internet sem fios falhar, ligações Wi-Fi interrompidas, Wi-Fi 7 rápido, colocar o router Wi-Fi, Wi-Fi do café, utilizar Internet às escondidas, interferências no router, ligado ao Wi-Fi mas sem Internet, velocidade de internet em casa, Wi-Fi lentidão, melhorar a ligação à rede Wi-Fi, Telemóvel a dar problemas com o Wi-Fi, truques rede Wi-Fi, ligado à sua rede Wi-Fi, Rede Wi-Fi problemas, afetam a rede Wi-Fi, sítio ideal para o router Wi-Fi, funções do Router Wi-Fi
3d rendering router with blue wi-fi sign

Normalmente, só funciona em jogos com ligações peer-to-peer. Ou seja, em que um jogador é escolhido como anfitrião da partida, em vez de servidores dedicados alojados pelo programador. No entanto isso não significa que seja impossível. Apesar de muitos jogos multijogador funcionarem em servidores dedicados, não deixa de ser irritante ver alguém a usar um lag switch. Especialmente porque é muito fácil de usar.

Se alguém estiver determinado o suficiente para fazer o seu próprio, não custa muito dinheiro fazer isso acontecer. Existem tutoriais no YouTube há anos e é possível criar um usando itens domésticos comuns. Retirar o cabo Ethernet do router e voltar a colocá-lo rapidamente pode ser tudo o que precisa. Isto desde que o jogo não o desligue durante o tempo que demora a recuperar a Internet. Lembre-se, não deve fazer isto a não ser que não se importe de arriscar um banimento do seu jogo favorito.

Os lag switches são infracções passíveis de banimento?

Se uma pessoa fosse apanhada com provas inegáveis de que estava a fazer lag-switching ou a explorar, provavelmente seriam tomadas medidas contra ela. Em alguns casos, os chicos-espertos são banidos dos jogos por hardware, o que faz com que não possam sequer criar outra conta para jogar. No entanto, não existe uma boa forma de provar que alguém está a utilizar um interrutor de atraso de forma maliciosa ou se apenas tem uma má Internet. As pessoas podem ter interrupções nas suas ligações que as fazem saltar no seu ecrã. No entanto isso não significa que estejam a fazer batota. Pode apenas significar que têm problemas de latência. Se suspeitar que alguém está a utilizar um sistema destes, pode sempre denunciá-lo e ver se os programadores analisam o caso e tomam medidas.

Felizmente, jogos populares como “Fortnite” e “Call of Duty” têm servidores dedicados, o que significa que os lag switches não se aplicam. Nem todos os jogos têm as mesmas garantias, mas o lado positivo é que a maioria dos lobbies de jogos em que se encontra não terá alguém a tentar ativamente arruinar a experiência.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também