Problemas com o famoso lag (latência)? Veja estas dicas

Está com lag (Latência)? Há alguns dias, tentámos ajudá-lo com a colocação do router, que na grande maioria das vezes, é montado nos piores sítios possíveis e imaginários pelos técnicos enviados pelo seu provedor de serviço de Internet.

Pois bem, hoje vamos tentar ir um pouco mais longe, para tentar acabar, ou pelo menos limitar, o sempre afamado lag, ou latência.

Está com lag (Latência)? Veja estas dicas

Portanto, se por acaso é gamer, seja de consola, PC, ou até de smartphone, sabe o que é ficar extremamente irritado com uma ligação à Internet fraca.

Não há nada mais frustrante, que ter um pico de lag, e por isso mesmo, passar a ser uma presa fácil para qualquer adversário que o encontre nessa altura mais frágil. Especialmente nesta altura do campeonato, em que os serviços de streaming começam a ganhar alguma popularidade, e por isso é preciso garantir que não tem mesmo problemas fundamentalmente evitáveis com a Internet.

Afinal de contas, embora muitos dos jogos online não necessitem de altas velocidades, existe um indicador que permanece no centro das atenções… A latência. Mas vamos por partes!

O que é a Latência / O que é o Lag?

A latência (frequentemente referida como ping ou lag) é um parâmetro que reflete os tempos de resposta das ligações à Internet. Noutras palavras, a latência significa o espaço de tempo que passa entre o envio de um pacote de dados para um receptor, e a recepção do pacote de resposta.

É assim bastante importante garantir uma boa latência, seja em jogo, ou até em chamadas telefónicas, porque até pequenos atrasos podem rapidamente tornar-se perceptíveis.

Especialmente em jogos de ação! Afinal, uma baixa latência permite reagir mais rapidamente ao que vai acontecendo no mapa, e assim, acaba por ser mais rápido do que os seus adversários.

Como controlar a latência?

Mudar de Router

Por vezes, um simples restart é suficiente. No entanto, a verdade é que os dispositivos disponibilizados pelos ISPs são frequentemente incapazes de oferecer um bom desempenho. Em suma, a substituição para um equipamento melhor pode diminuir a latência.

Reduza a transmissão de dados

O uso simultâneo de um grande número de dispositivos reduz a velocidade de transmissão de dados por dispositivo terminal, aumentando assim a latência para cada um deles. O melhor a fazer é desligar os dispositivos que não são necessários. Também não é aconselhável usar ligações VPN ou serviços proxy.

Faça uma ligação ao servidor disponível mais próximo

Se possível, selecione um servidor geograficamente próximo. A latência aumenta proporcionalmente à distância que os dados transmitidos têm que percorrer.

A melhor forma de aceder à Internet?

O Wi-Fi é a tecnologia de ligação mais popular para jogadores casuais, mas será a melhor para ter a melhor latência possível? Afinal de contas, uma rede Wi-Fi estável depende de muitos fatores externos, nomeadamente de obstáculos como paredes, tetos, móveis, ou até outros aparelhos capazes de causar interferências com o sinal.

É exatamente por isso que a maioria dos jogadores profissionais prefere usar uma ligação direta ao router com um cabo LAN. Não sendo possível, visto muitas vezes o router se encontrar a distâncias demasiado longas para o tamanho do seu cabo, tem uma outra alternativa… Um powerline!

Os adaptadores powerline, como são os da série Magic, da Devolo, que já tivemos a oportunidade de analisar algumas vezes, transmitem os sinais de Internet através da rede elétrica do router até à tomada necessária.

Assim, um novo ponto de acesso à Internet pode assim ser instalado rapidamente, em qualquer divisão da sua casa. Curiosamente, além de portas LAN, estes dispositivos Devolo também incluem funcionalidade Wi-Fi com a nova tecnologia mesh.

Assim, além de garantir uma ligação à Internet por fio, também garante uma melhoria muito significativa da sua rede Wi-Fi caseira.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também