Kirby and The Forgotten Land (Análise Switch)

Caso não saiba, esta ‘bola cor de rosa’ está presente nas nossas vidas desde 1992, quando teve a sua estreia no velho Game Boy, saltando imediatamente a seguir para a NES, em 1993, com o excelente Kirby’s Adventure.

Dito isto, apesar do sucesso e próprio appeal da personagem, parece que desde então, Kirby tem participado maioritariamente em séries, spin-offs ou aparições especiais noutros franchises! (Tendo até um papel principal na história de Smash Bros Ultimate).

Mas onde estão os títulos principais? De todos os franchises da Nintendo, parece que o Kirby é deixado quase sempre para segundo plano quando comparado ao Mario, ao Link e até à Samus.

É certamente a jogada segura, visto que tanto o canalizador italiano, o espadachim Hyliano e a caçadora de recompensas espacial são sucessos mais garantidos, mas estava na hora de dar a Kirby espaço na ribalta novamente.

Será que é Forgotten Land que vai provar de uma vez por todas que Kirby merece partilhar os lugares cimeiros de ‘favoritos’ da Nintendo? Vamos descobrir com esta análise.

  • LINK

Kirby and The Forgotten Land (Análise Switch)

Kirby and The Forgotten Land

História

Portanto, o jogo começa com Kirby a passear por Dream Land quando, sem aviso, o céu fica coberto de nuvens negras. De seguida abrem-se portais sinistros no céu que começam a sugar os Waddle Dee para outro mundo. Entretanto, Kirby consegue utilizar a sua Warp Star para tentar fugir! Contudo, esta tentativa dá para o torto e Kirby é sugado para o vortex também.

Ao acordar neste outro mundo, Kirby apercebe-se da sua nova missão, resgatar os Waddle Dee raptados com a ajuda de Elfilin. (Um roedor azul voador e extremamente fofo) e descobrir os segredos desta nova terra.

Gameplay

É neste departamento que vemos o quão versátil consegue ser esta personagem! No entanto, aqui temos algumas comparações que podem ser feitas a outro jogo da Nintendo.

Digo isto porque apesar do método ser diferente, a habilidade de controlar/absorver criaturas e utilizar as suas habilidades em níveis mais abertos…

É bastante familiar desde Mario Odyssey. Mas já lá vamos!

Pois bem, voltando ao assunto em cima da mesa, nos níveis temos liberdade total de movimento, tanto lateral como vertical, dada a habilidade do Kirby sugar ar e flutuar, assim como segredos e objetivos secundários espalhados um pouco por todo o lado.

Outra habilidade clássica que regressa é a capacidade de sugar inimigos e adaptar as suas habilidades, por exemplo, absorver um inimigo espadachim torna Kirby num “Link” com a sua própria espada. (Porém mais gordinho e… cor de rosa).

Além disto, uma das novidades é sem dúvida as transformações de “boca cheia”. Afinal, Kirby consegue agora sugar e transformar-se em carros, escadas, cones de trânsito, entre outros objetos ‘estranhos’. Proporcionando assim imensas opções novas de movimento e exploração.

O carro em especial é bastante divertido de utilizar para resolver alguns puzzles no mundo, assim como disparar latas contra inimigos quando estamos transformados numa máquina de venda automática.

Falando agora especificamente da exploração, esta é feita em grande parte utilizando estas novas transformações e consiste no resgate de Waddle Dee, colecionar figuras que vêm em ovos surpresa e apanhar o máximo número de moedas e estrelas nos níveis bónus.

Estes últimos dois itens vão servir para melhorarmos as nossas habilidades numa loja especial que se encontra no hub entre os níveis.

Por fim, neste hub temos, para além da loja mencionada antes, um cinema onde podemos ver cutscenes e os nossos melhores momentos no jogo, uma máquina onde podemos gastar moedas em troca de mais ovos surpresa (com figuras), entre outras surpresas que desbloqueados á medida que resgatamos Waddle Dee.

Conclusão

Na minha opinião, Kirby and the Forgotten Land é sem dúvida mais um sucesso por parte da Nintendo. Apesar de não ter pisado novo território, como disse anteriormente, as habilidades de Kirby (novas e antigas) permitem uma experiência suficientemente diferente para justificar a compra.

Em suma, espero sem dúvida ver esta bola cor de rosa em mais aventuras no futuro.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado em Kirby? Tem aqui um excelente jogo para experimentar!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Gonçalo Henriques
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miúdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que até aí já sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixão.

Leia também