Juice Jacking: Cuidado com os buracos que escolhe para o cabo!

O que é o Juice Jacking? Bem, é a grande razão pela qual deve evitar usar portas USB em sítios públicos. É também uma das razões pela qual deve atualizar o seu smartphone assim que a sua fabricante lançar novo software.

Meter um cabo numa porta USB pública pode dar origem a problemas muito graves.

Juice Jacking: Cuidado com os buracos que escolhe para o cabo USB

USB

Portanto, como deve imaginar, já todos nós estivemos nesta situação… Está num festival, no aerorporto, bateria quase no fim, não tem carregador consigo, e o powerbank ficou na mesa de cabeceira, e pronto, é o fim do mundo.

Mas, decide ir dar uma volta e verifica que existe uma porta USB muito perto de onde está! Porque não ligar um cabo e aproveitar para ganhar um pouco de bateria? É uma ideia inteligente não é? Bem… Pode não ser!

Existe um risco cada vez mais real com o nome de “Juice Jacking”. O que é isto?

Bem, esta por USB pode não ser assim tão inocente quianto pensa. Esta pode ter sido modificada para ser capaz de entrar no seu aparelho de forma a copiar informação importante, como são as suas fotografias, e-mails, etc… Em alguns casos, é até possível instalar algo na memória interna do seu aparelho, que depois também vai ser capaz de o espirar, e dessa forma, roubar informação ainda mais críticas, como dados relativos às suas contas bancárias, ou informações pessoais sensíveis (visto que pode ter acesso às câmaras e microfones do aparelho).

Como é que tudo isto funciona?

Tal como referido anteriormente, este ataque tira partido do facto de a maioria dos nossos dispositivos electrónicos dependerem do USB para carregar. Isto é problemático devido ao facto do padrão USB ser utilizado para basicamente tudo. Desde a saída de ecrã à transferência de ficheiros. Esta entrada também pode ser utilizada para controlar programaticamente o smartphone através do Android Debug Bridge (ADB).

Ou seja, quando liga o seu smartphone a uma porta USB comprometida, a estação de carregamento pode também estabelecer simultaneamente uma ligação de dados com o seu dispositivo. Assim, apesar da sua conveniência, a versatilidade das normas USB modernas também as torna igualmente mais frágeis e por isso úteis para os atacantes.

Como se proteger?

Bem, a primeira coisa é… Não utilizar portas USB públicas. Ande sempre com o seu carregador ou powerbank – (Pode usar tomadas elétricas públicas, aqui não existe perigo!).

Além disso, tenha sempre as últimas atualizações de segurança instaladas, bem como autenticação de 2 fatores ativa em todas as apps importantes.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É utilizador frequente deste tipo de portas USB? Ou já se começou a proteger? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também