Todos conhecemos o lado negro da utilização de redes sociais por parte dos adolescentes. Cyberbullying e predadores sexuais são apenas dois dos problemas com os quais os adolescentes têm de lidar nessas plataformas. Ainda assim, a maioria dos adolescentes revelaram que estar nas redes sociais faz com que se sintam mais confiantes e apoiados. O Pew Research Center entrevistou 743 adolescentes entre 13 e 17 anos e descobriu que 81% se sentem mais ligados aos seus amigos graças às redes sociais.
Adolescentes sentem que com as redes sociais têm mais apoio
Talvez ainda mais importante, 68% dos adolescentes afirmaram que, graças à s redes sociais, sentem que têm pessoas a apoiá-los quando os tempos estão mais difÃceis. 69% referiram ainda que as redes sociais os ajudam a interagir com um grupo mais amplo e diversificado de pessoas.
Em paralelo, essas plataformas são mais propensas a fazer com que os adolescentes se sintam incluÃdos e não excluÃdos (71% contra 25%, segundo o mais recente estudo). 69% dos adolescentes afirmaram que a utilização das redes sociais faz com que eles se sintam mais confiantes. No entanto, 26% dos adolescentes sentem-se mais inseguros depois de interagir com outras pessoas nas redes sociais.
No entanto nem tudo são rosas…
45% dos adolescentes entrevistados afirmam que se sentem sobrecarregados por todo o drama que existe nestas plataformas. 44% relataram que não são amigos ou deixam de seguir as pessoas com esses problemas nessas aplicações. Quando questionados sobre o porquê, 78% apontaram para o drama criado por essas pessoas, enquanto 52% dizem que aqueles que não são amigos ou que não seguem são os responsáveis ​​pelo bullying.
Já 43% dos adolescentes afirmam que se sentem pressionados a publicar coisas que os fazem parecer bons aos olhos de outros. Já 37% sentem que precisam de colocar tipos de conteúdo que recebem normalmente muitos gostos e comentários.
Os tópicos que os adolescentes mais gostam
Então, quais os tópicos em que os adolescentes mais apostam nas redes sociais? Aproximadamente uma publicação acerca das coisas que fizeram. 44% publicam sobre a famÃlia, 34% discutem as suas emoções e 22% escrevem sobre a sua vida amorosa. Apenas 10% publicam assuntos relacionados com crenças religiosas ou polÃticas.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!