O mundo dos jogos não para de evoluir, muito devido a todas as evoluções tecnológicas no campo do hardware. No entanto isto não significa que os jogos novos sejam melhores que os jogos antigos. De facto, há muitas coisas em que os jogos retros eram simplesmente melhores.
Os jogos parecem inacabados
Hoje em dia, graças à Internet e à possibilidade de corrigir os jogos após o seu lançamento, parece ser a norma os criadores lançarem jogos inacabados. A pressão para atingir a data de lançamento e fazer o dinheiro fluir sobrepõe-se muitas vezes ao desejo de lançar um produto polido e completo. Não que todos os jogos retro sejam perfeitos!
Os jogos lançados em cartuchos e discos também podiam ter bugs ou problemas de qualidade, mas dado que a correção destes problemas seria cara e difícil, havia um forte incentivo para fazer tudo bem à primeira, sendo os pequenos bugs corrigidos em edições posteriores.
Hoje em dia a situação é tão complicada que até é difícil dizer a alguém para comprar um jogo logo que saia. É que eventualmente virá um título com problemas.
Demasiada dependência do online
Os criadores de jogos e os detentores de plataformas têm vindo a insistir em sistemas de jogo sempre online há décadas. Os jogadores têm resistido, mas estes esforços têm sido incansáveis. Felizmente, em plataformas como a Nintendo Switch e a PlayStation 5, ainda pode ter uma experiência totalmente offline, mas mesmo alguns jogos para um jogador ou elementos para um jogador de outros jogos online querem essa linha de ligação de volta à base.
Jogos demoram demasiado tempo a acabar
Ainda sou do tempo do Spectrum e passei por muitas outras plataformas. Nessa altura acabava-se os jogos num fim-de-semana. Agora não. Isto porque parece que os jogos não acabam. Pelo menos a maioria deles.
Mais foco em fogo de artificio e menos na jogalidade
O que é um jogo? A definição exacta é uma questão de debate, mas há definitivamente alguns “jogos” que se afastam tanto do conceito e da estrutura de um jogo que é difícil vê-los como videojogos. Sem uma estrutura de jogo central ou um ciclo de jogo, alguns títulos parecem mais filmes interactivos. Mesmo os jogos modernos que são verdadeiros jogos na sua essência estão tão sobrecarregados com material extra que são 90% não-jogo.
Entretanto isto pode fazer com que seja difícil aproveitar muitos dos jogos modernos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!