Jogos puramente digitais também trazem problemas!

Hoje em dia, é extremamente fácil meter as mãos em qualquer jogo, basta ir a uma plataforma, pagar, e fazer download. Ou então, se for fã do mundo do streaming, nem tem de ‘sacar’ nada, pode começar a jogar no imediato. Contudo, isto também significa, que na realidade, você nunca é realmente dono de nada.

Como temos agora o exemplo da Ubisoft com o seu Assassin’s Creed Liberation HD, que vai deixar de ser jogável, mesmo que seja dono de uma licença para o jogo. Um jogo single-player!

Jogos puramente digitais também trazem problemas!

Portanto, usar uma plataforma para tudo, torna tudo obviamente mais simples para os utilizadores. No entanto, também os deixa um pouco à mercê daquilo que a empresa gestora quer fazer no futuro.

Temos o exemplo perfeito desta situação em Assassin’s Creed Liberation HD, um jogo single-player, que vai deixar de ser jogável num futuro muito próximo. Aliás, se quiser comprar o jogo agora, e for à Steam para o fazer, vai encontrar a mensagem “A pedido do publisher, o jogo já não está disponível para venda na Steam.

Como deve imaginar, ver jogos ‘antigos’ a serem removidos de plataformas online não é de todo uma grande novidade. Mas, na grande maioria das vezes, são dificuldades relacionadas com problemas de licenciamento, ou custos de armazenamento e manutenção de servidores. Algo que aqui… Não faz muito sentido.

Mas talvez mais grave que a sua remoção, é mesmo o facto de passar a ser impossível jogar, mesmo para quem o tenha comprado no passado. Algo incrível, visto que nem sequer é um jogo online. É uma experiência puramente single-player, offline. Talvez ainda mais grave que isto, é o facto de o jogo ter estado disponível, com desconto, na recente Steam Summer Sale.

O que está a acontecer? Ninguém sabe! Estamos à espera de comentários da Ubisoft.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também