Pessoalmente, não dou, nem nunca dei, muito valor à retrocompatibilidade de jogos numa consola. Contudo, percebo que no caso do ecossistema Sony PlayStation, que tem um história rica cheia de jogos icónicos, espalhados por todas as suas gerações de consolas, que seja importante disponibilizar pelo menos uma parte deles, nem que seja via streaming.
No entanto, num mundo em que temos várias equipas amadoras a conseguirem fazer maravilhas com emuladores, é um pouco desapontante ver a forma como os jogos PS1, PS2, PS3 e PSP, estão agora a chegar à PlayStation 5, via subscrição mais cara à PS Plus.
Qual é a justificação para isto?
Jogos PS1 e PS2 estão uma vergonha na PlayStation 5
Portanto, como deve saber, a nova versão do serviço de subscrição PS Plus já começou a chegar ao ecossistema Sony PlayStation, em várias regiões. Onde claro está, no pacote mais caro (Premium), os jogadores vão ter acesso a uma grande biblioteca de jogos clássicos, dos tempos da PS1, PS2, PS3 e claro, da PSP.
O problema, é que nas regiões em que o novo PS Plus já está disponÃvel, os resultados da emulação, ou mesmo do streaming, não são nada de especial. Ao fim ao cabo, pelo preço que a Sony pede pela subscrição mais cara, e com tantos anos de know how, e até alguns emuladores feitos e implementados em consolas como a PSP e PS3, seria de esperar algo simplesmente impecável, tal é o desempenho do hardware que dá vida à PS5! Mas não… Os jogos estão extremamente limitados na resolução, e até na sua fluidez.
Afinal de contas, enquanto os jogos PS1 correm na resolução 1440p na PS5, e 1080p na PS4, os jogos PS2 ficam apenas pelos 720p. Porque, não existem jogos PS2 nativos para a PS5, foi tudo feito para a PS4, e posteriormente feitos compatÃveis via retrocompatibilidade.
Além da desilusão que é a resolução, os PlayStation Classic também falham, e muito, na fluidez. Ou seja, os FPS baixam de uma forma simplesmente absurda, até aos 30~40fps, e por vezes, menos que isso. Consegue imaginar utilizar a sua PS5, que custou 600 euros (ou mais), para jogar jogos PS2 a 720p, e a 30 fps?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que vale a pena pagar os 120 euros por ano, para ter acesso ao pacote mais caro da PS Plus?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!