Acha os jogos atuais baratos, com um preço decente, ou um exagero de preço? Sou muito honesto, acho os preços demasiado altos, especialmente para a qualidade de alguns projetos que têm vindo a chegar à s prateleiras. Isto sem sequer falar das edições especiais (Special, Ultimate, Extreme, etc…) que já levam os preços para os 100€ ou até 200€.
Ok, eu percebo que o desenvolvimento, distribuição, e marketing de um novo jogo não seja de todo uma tarefa fácil. Porém, é inegável que existe muito aproveitamento no mercado, e pelos vistos, muita ambição para elevar ainda mais os preços.
Vamos por partes para perceber o problema?
Jogos estão demasiado baratos? Acredita nisso!?
Portanto, o presidente da Capcom, Haruhiro Tsujimoto, acredita que os preços dos videojogos são demasiado baixos para a estrutura atual do mercado. Foi o que o próprio afirmou durante o Tokyo Game Show, ao apontar para os custos crescentes no desenvolvimento, agora 100x superiores aos custos na altura da NES ou SNES.
O presidente da Capcom admite que sim, os preços aumentaram um pouco para os consumidores, mas nunca ao mesmo ritmo do aumento de preço na parte do desenvolvimento. Dito tudo isto, apesar de incomodativas, e na minha opinião completamente impraticáveis, a realidade é que Tsujimoto tem alguma razão em alguns pontos.
Afinal de contas, há muitos anos atrás, nos tempos primórdios em que as consolas se começaram a massificar, não era assim tão incomum ver jogos a 50€. Por isso, tendo em conta a inflação ao longo dos anos, um jogo, a reter o mesmo exato valor, deveria valer agora perto de 120€.
Porém, no mercado atual, um jogo, na sua versão base, continua a ser vendido entre 60 e 80€.
Aliás, segundo a mesma personalidade, foi um pouco por aqui que os estúdios tiveram de encontrar outras formas de fazer dinheiro. Se não podem aumentar os preços de aquisição de um jogo, tiveram de optar por microtransações e também DLCs. (Não vamos falar sobre a forma como alguns destes sistemas são implementados. Vamos apenas ter em conta o porquê de estes existirem).
Em suma, algo tem de ser feito, caso contrário o mundo dos videojogos vai estagnar. Aliás, hoje em dia é cada vez mais comum ver sempre os mesmos projetos nos topos das tabelas de venda, com alguns projetos menos conhecidos, e com menos orçamento, a cairem facilmente no esquecimento. Isto não deveria funcionar assim.
A indústria está numa encruzilhada e não se sabe exatamente o que vai acontecer a seguir. Dito isto, como é que gostaria de ver as coisas a decorrer? Não se importava de pagar um pouco mais para acabar com as microtransacções e os DLC? Quanto é demasiado por um jogo AAA?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!