Jogos do futuro têm de ter o seu tamanho controlado!

Isto foi tema de conversa quando as consolas de nova geração começaram finalmente a chegar ao mercado num número saudável, e foi ainda mais tema de conversa quando jogos como Call of Duty começaram a ocupar qualquer coisa como 200GB num qualquer disco rígido, fosse de uma consola ou de um PC.

Hoje em dia já não é tanto tema de conversa, porque os estúdios começaram a ter mais cuidado, e o armazenamento também ficou bastante mais barato. Mas, isso não significa que tenha deixado de ser um problema. Sendo exatamente por isso que vários grandes nomes do mundo da computação andam a investir bastantes recursos na sua resolução.

Jogos do futuro têm de ter o seu tamanho controlado!

Portanto, uma destas empresas é a AMD, que detalhou muito recentemente algumas das suas novas tecnologias de compressão, com o grande objetivo de reduzir o espaço de instalação que os jogos mais recentes exigem. Esta inovação, de seu nome NTBC (Neural Texture Block Compression), é capaz de comprimir texturas de alta qualidade de comprometer o seu visual de forma muito significativa, o que por sua vez reduz a instalação de um qualquer jogo que possa ocupar 150GB, em apenas 45GB.

Curiosamente, esta tecnologia até pode ser usada ao mesmo tempo que as atuais técnicas de compressão. Além disso, tem vários níveis de qualidade, tal e qual como os modos FSR e DLSS que tão bem conhecemos.

Assim, dado o aumento vertiginoso do tamanho das instalações de muitos títulos AAA, com um número crescente de jogos a ocupar mais de 100 GB de armazenamento, tecnologias como a Neural Texture Block Compression da AMD estão rapidamente a tornar-se essenciais. Além disso, este avanço promete conservar a VRAM através da utilização de tamanhos de textura reduzidos.

Entretanto, embora não haja ainda uma palavra oficial sobre quando é que os programadores podem ter acesso a esta tecnologia. O seu potencial impacto é inegável dentro da indústria.

Antes de mais nada, muitos utilizadores beneficiariam certamente com a redução do tamanho das instalações dos jogos. Dito isto… Quanto espaço de armazenamento está a ocupar neste momento?

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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