Jogos com centenas de GB é a norma!? É a loucura!

Se formos olhar para os últimos 10~20 anos, vai perceber que os jogos incharam de uma forma absolutamente incrível, e por vezes até exagerada.

Instalar um jogo antigamente era super simples, onde tudo cabia até no disco rígido mais pesado. Hoje em dia? Bem, vai muito provavelmente ter de perder algum tempo a apagar ficheiros, ou até outros jogos. Algo especialmente verdade no mundo das consolas, em que qualquer jogo “banal” aparece com 100GB ou mais que isso.

Mas porquê? É tudo graças à evolução dos gráficos, ou há mais história neste livro?

Jogos com centenas de GB é a norma!? É a loucura!

Portanto, como deve imaginar, com o passar dos anos, os jogos ficaram mais complexos, ficaram mais bonitos, e ficaram também imensamente mais detalhados. Além disso, hoje em dia jogamos em ecrãs maiores, com maiores resoluções, e com muitas tecnologias de melhoria de qualidade de imagem à mistura.

Melhores gráficos! Mas isso explica tudo?

Bem, para analisar o aumento agressivo no tamanho de um jogo, temos também de olhar para a evolução do hardware responsável pela execução desse mesmo jogo.

Afinal, se formos olhar para a geração de consolas PS3 e Xbox 360, que é onde os gráficos começaram a ficar realmente fotorealísticos, podemos encontrar discos rígidos de 60GB e memória RAM de apenas 512MB.

PS3

  • Nota do Redator: Tivemos versões da PS3 e Xbox 360 com mais armazenamento (Até 500GB). Mas, como deve imaginar, todos os jogos desenvolvidos para uma geração de consolas têm de ter como base o denominador comum, ou seja, os modelos mais fracos.

Com especificações destas, apesar da evolução gráfica incrível face à PS2 e Xbox Original, não existia espaço para “inventar” e aumentar o nível de exigência. Ainda assim, tivemos alguns jogos a tocar nos 20GB.

ps4

Entretanto, na nova geração, os modelos base da PS4 e Xbox One já chegaram ao mercado com 500GB, com o refresh a ambos os modelos a chegar com um disco de 1TB. No campo da memória RAM, estas consolas já contavam com 8GB partilhado entre o CPU e o GPU.

Foi a partir desta geração (2013) que começámos a ver um aumento agressivo nas exigências de armazenamento dos jogos, com os primeiros a precisar de ~20GB, enquanto no final da geração já existiam títulos a pedir 100GB ou até mais que isso em alguns casos.

consolas

Por fim, temos a mais recente geração de consolas, que apesar de contar com os mesmos 1TB de armazenamento nas versões base, ou menos que isso no caso da PS5 e Xbox Series S, temos uma quase duplicação da memória RAM disponível (16GB GDDR6).

Estas consolas dão muito mais espaço para “brincar” à Alta Definição, com os estúdios a ficarem bastante mais ambiciosos.

Porém, há que ter em conta a pandemia de COVID-19, que acabou por estender a vida da PS4 e Xbox One, o que por sua vez até serviu de limitador à subida da exigência de armazenamento. (Mais uma vez, qualquer jogo é limitado pelo denominador comum)

Os jogos também mudaram! Não é só gráficos!

Os gráficos, ou melhor, a qualidade visual, é obviamente uma das partes mais importantes do porquê da exigência de armazenamento ter aumentado tanto ao longo da última década. Ainda assim, não é apenas por aqui que a coisa mudou e evoluiu.

Muitos jogos são também uma experiência cinemática inclusiva. Ou seja, temos longos discursos, muitas cinemáticas, por vezes em várias linguagens. Por exemplo, em The Last of Us Part 1, a pasta “Speech” (Discurso) ocupa cerca de 20GB na instalação total.

O armazenamento ficou muito mais barato!

Vamos ser honestos, os jogos estão a ficar mais pesados, porque o armazenamento também está a ficar extremamente barato. Algo que dá outra liberdade aos estúdios para oferecerem outro tipo de experiência.

Quanto custa um SSD de 1TB nos tempos que correm? 30€? 40€? Já existem modelos com 4TB a menos de 100€.

Tempo é dinheiro!

Com tanto armazenamento, tanta memória RAM, e tanta exigência no lado dos jogadores, não faz sentido para as equipas de desenvolvimento perder tanto tempo na simplificação e eficiência de código.

Existe espaço? É barato? Então é para se usar!

Existem soluções para o problema?

Nem todos os jogos têm 100GB ou mais, mas… É apenas uma questão de tempo até isso ser uma realidade incontornável. O que claro está, é um problema se tiver 1TB de armazenamento na sua máquina, e não tem possibilidades de fazer um upgrade.

Por isso, os jogos começaram a aparecer em “pacotes”, onde não é necessário instalar tudo. Aliás, até já existem jogos com pacotes HD opcionais, ou modos multiplayer que podem ser instalados à parte.

Ainda assim, é tudo uma questão de tempo, os tamanhos vão continuar a aumentar. Por isso… Habitue-se!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também