Jogos Clássicos estão a desaparecer muito rapidamente!

O mundo dos videojogos evolui tão rapidamente quanto o da tecnologia, aliás, estão os dois muito interligados, com a capacidade crescente do hardware a possibilitar a criação de jogos maiores, mais imersivos, com mais qualidade, etc… Mas, mesmo quando a evolução é o caminho certo, olhar para trás também tem de ser obrigatoriamente uma opção.

Afinal, como é que sabemos para onde vamos, se não sabemos de onde viemos? Sendo exatamente por isso que é uma pena ficar a saber que 87% dos jogos clássicos já não estão disponíveis no mercado de videojogos.

Jogos Clássicos estão a desaparecer muito rapidamente!

Consolas

Portanto, segundo um recente estudo de mercado, temos uma situação assustadora, que provavelmente a grande maioria dos jogadores nem quer saber, mas que é de elevada importância. 87% dos jogos ‘clássicos’ lançados no mercado Norte-Americano, ao longo dos anos, já não está disponível comercialmente.

Claro que isto não é grande novidade para quem segue o mundo dos videojogos, na sua componente mais clássica. Mas provavelmente é surpreendente para os mais novos, que apenas olham para aquilo que é novo e reluzente. Estamos a falar de disquetes, cartuxos, CD’s, e até DVDs. Infelizmente, a grande maioria destes jogos só está disponível em plataformas de revenda, como é o caso do eBay, ou do OLX.

Isto é mau porquê? Bem, como dissemos em cima, a história dos videojogos é muito mais que os jogos mais vendidos, ou o mais recente lançamento para a PS5 ou Xbox Series X. Existem centenas de jogos incríveis, que nunca chegaram à popularidade. Jogos que provavelmente até lhe dariam mais horas de divertimento em 2023, do que o mais recente jogo do estúdio super famoso, cheio de dinheiro, que lançou uma nova versão do projeto que já anda a jogar há 10 anos, agora com algumas atualizações. (Como é o caso de FIFA!)

Porém, que manda aqui é mesmo o mercado. Ninguém vai voltar a lançar jogos que pura e simplesmente ninguém vai comprar. Quem desenvolve e lançar jogos, faz isso para ganhar dinheiro, não para manter a história do mundo dos videojogos. Ainda assim, seria interessante para o nosso passado, presente e futuro, ter algum projeto capaz de proteger, e disponibilizar jogos antigos para as massas.

Vamos normalizar os emuladores, e vamos abrir as portas do real mundo dos videojogos a todos os jogadores, ao disponibilizar jogos clássicos a um preço justo, isto em vez de depender daquilo que as gigantes dos jogos acham que vale a pena.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também