Não parece mas já passaram muitos anos desde que a loja da Apple, a App Store, abriu portas. De facto, estávamos em 2008 e foi desde o inÃcio que muitos programadores começaram a trazer jogos para esta plataforma. Aliás o iPhone na altura ficou conhecido por ter grandes jogos como Angry Birds ou Flight Control. Isto só para nomear alguns. Entretanto com o passar do tempo muitos desses jogos que nos viciaram durante horas acabaram. Mas um programador criou uma forma de instalarmos jogos antigos para o iPhone no Windows ou Mac.
Pode instalar jogos antigos do iPhone no Windows ou Mac!
No 15º aniversário do iPhone SDK, uma programadora que está no Twitter como Hikari no Yume lançou uma ferramenta chamada “touchHLE”. O que ela faz é basicamente emular aplicações antigas criadas para o iPhone OS directamente em computadores com Windows ou num Mac. É verdade que emular iOS não é definitivamente simples e muito poucas pessoas conseguiram fazê-lo até agora. Isto porque não só o sistema é proprietário da Apple, como também foi concebido para correr em hardware especÃfico.
Mas como já tinha sido comprovado por outros programadores, emular versões antigas do sistema operativo é um pouco menos difÃcil. Isto porque estas versões têm muitas explorações conhecidas e dependem de hardware menos complexo. Contudo, em vez de tentar correr todo o sistema operativo do iPhone, esta programadora concentrou-se em criar uma ferramenta para correr aplicações especÃficas.
Mais especificamente, ela queria executar o jogo clássico Super Monkey Ball, que foi um sucesso no passado. Como tal, o touchHLE foi optimizado para emular jogos. A ferramenta pode simular toques no ecrã e até pode usar joysticks para substituir os comandos do acelerómetro que eram usados nestes tÃtulos.
De acordo com Hikari, este é um projecto que ela criou para si própria. Ao mesmo tempo, teve o cuidado de não utilizar qualquer código escrito pela Apple, a fim de evitar acusações de violação de direitos de autor.
“Tenho sido extremamente cuidadosa durante este projecto, talvez mais cuidadosa do que a maioria das pessoas seria. Tudo para não violar os direitos de autor da Apple, tanto quanto posso. Eu não uso nenhum código escrito pela Apple, eu tenho tido o cuidado de evitar a engenharia inversa do próprio iPhone OS. E para usar o projecto, para usar o código que escrevi, não tem de violar os direitos de autor da Apple.”
Surpreendentemente, a ferramenta funciona muito bem. Isto tanto em Windows como em Mac.Â
A propósito dos jogos compatÃveis a programadora explica que jogos como o Crash Bandicoot: Nitro Kart 3D correm bem com a ferramenta. Isto porque os requisitos são quase os mesmos do Super Monkey Ball. Tudo porque ambos chegaram na mesma altura. Claro, que só não consegue correr jogos mais recentes e complexos que requerem hardware avançado.
Se está curioso sobre o funcionamento pode ver o vÃdeo feito pelo canal de YouTube Stop Skeletons From Fighting. Entretanto se quer experimentar pode descarregar aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!