Jogo feito para GPUs AMD não suporta funcionalidade base

É quase inacreditável, mas por alguma razão, a versão para PC de Ratchet and Clank: Rift Apart não tem suporte a Ray-Tracing em placas gráficas AMD. Além disto, também não tem suporte à versão mais recente da tecnologia FSR da AMD.Isto é extremamente estranho! Visto que o jogo foi originalmente desenvolvido para hardware AMD (PS5), e ao que tudo indica, não existem limitações em placas gráficas NVIDIA.

Jogo feito para GPUs AMD não suporta funcionalidade base

radeon, rx, amd

Portanto, como deve saber, Ratchet and Clank: Rift Apart não é um jogo novo, a chegar ao mercado agora. É um ‘port’ da versão que saiu para a PlayStation 5 em 2021. Dito isto, como também deve saber, a base da PlayStation 5 é um APU desenvolvido pela AMD, e produzido pela TSMC, que por sua vez conta com núcleos de processamento muito similares aos que podemos encontrar nos processadores AMD Ryzen, e núcleos gráficos muito similares aos que podemos encontrar nas placas gráficas AMD Radeon RX. Mais concretamente, o APU da PS5 utiliza núcleos de CPU Zen 2, e núcleos de GPU RDNA2.

No mundo real, isto significa que a PlayStation 5 tem uma placa gráfica parecida à Radeon RX 6700. (A Xbox Series X tem um poder gráfico similar à Radeon RX 6700 XT, tendo como base as mesmas exatas tecnologias da AMD).

Em suma, se por acaso ainda não percebeu o dilema, enquanto a versão para PS5 de Ratchet and Clank: Rift Apart tem suporte a Ray-Tracing sem grandes problemas, no lado do PC a funcionalidade está apenas disponível para placas gráficas NVIDIA RTX. A funcionalidade está desativada para placas AMD!

Porquê? Bem, é muito provável que o desenvolvimento seja feito de forma diferente, e o estúdio teve problemas na componente Ray-Tracing. O que por si só já não faz grande sentido, visto que um dos objetivos desta geração de consolas era mesmo simplificar o desenvolvimento. Entretanto, ainda não fazemos ideia se a coisa é para ficar assim, ou se vamos ter uma atualização no futuro.

Em atualização!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também