Jogo falhado? Developers despedidos!

O mundo dos jogos é obviamente uma área complicada, especialmente nestes tempos modernos, em que cada vez mais apenas o peixe graúdo é capaz de subsistir e dominar as vendas. Quer um exemplo disto mesmo? Temos dois.

Jogo falhado? Developers despedidos!

Consolas, jogos, videojogos

Portanto, é cada vez mais complicado ter sucesso fora dos ecossistemas das grandes empresas, e por isso, mesmo quando a aposta é grande, o sucesso não é garantido e a queda acaba por ser de proporções bastante significativas.

Temos dois exemplos muito recentes e interessantes, o primeiro é Wild Hearts, um jogo que tentou ir buscar um bocadinho do sucesso a Monster Hunger, e que até teve muito apoio da EA. Mas que infelizmente acabou por ter vendas muito baixas para o investimento inicial, e por isso mesmo, já tem uma data de final de suporte marcada. (É um jogo que tem apenas 7 meses no mercado!)

Depois, ainda mais recente, temos Immortals of Aveum, que até tivemos a oportunidade de testar aqui na Leak.

Um jogo que tentou ser um pouco mais original ao trocar armas e balas por magia e super poderes, mas que infelizmente não foi muito bem recebido pela crítica. Como tal acabou por também sofrer por fracas vendas.

Resultado? A equipa de desenvolvimento viu cortes substanciais no orçamento, com metade da força a acabar no olho da rua. (40 despedimentos no estúdio Ascendant).

Isto é bom, mas também é mau!

Claro que é bom ver consequências quando algo não corre bem. Mas, ver um mercado cada vez mais fechado, onde apenas os grandes nomes se safam é obviamente muito mau para o mundo dos videojogos. Por exemplo, um estúdio lança um jogo, corre mal, e acaba. Vemos dezenas ou centenas de developers a ir para o desemprego. Mas outros estúdios, também eles responsáveis por maus lançamentos, continuam a fazer sucesso, sendo quase sempre imunes às críticas. Como é o caso da CD Projekt Red que desiludiu com CyberPunk, e também o caso das Respawn que desenvolveu Star Wars Jedi: Survivor.

O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também