Com o aumento dos preços da energia encontrar dicas e truques para reduzir os custos energéticos tornou-se mais importante do que nunca. Não é segredo que as pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. E se puder começar a poupar dinheiro agora mesmo com apenas uma simples mudança de hábito de 30 segundos quando utiliza o jarro elétrico?
Quem tem crianças ou simplesmente quer ferver água rapidamente para um chã ou para uma determinada comida utiliza muito o jarro elétrico. Entretanto este é um equipamento que tem na sua cozinha que gasta muita eletricidade. No entanto, pode começar a gastar menos.
Embora pensemos frequentemente em mudanças em grande escala, por vezes são os pequenos hábitos do dia a dia que podem ter o maior impacto.
O que pode fazer?
Se for como a maioria das pessoas, é provável que encha o jarro elétrico mais do que realmente precisa. Isto pensando na próxima vez que precisar de ferver água.
Mas este erro inocente está a custar-lhe mais do que pensa e deve ser mudado se quiser fazer grandes poupanças ao longo do ano.
Um estudo do Energy Saving Trust revela que mais de 75% das pessoas estão a ferver mais água do que o necessário. Isto leva a um consumo de energia evitável.
Quando enche demasiado a chaleira, gasta mais energia do que a necessária, o que pode representar um acréscimo de 68 Euros por ano na sua conta de eletricidade.
A solução mais rápida
O segredo é medir a quantidade exacta de água de que necessita antes de a ferver. Em vez de encher o jarro elétrico ao máximo, deite apenas a quantidade necessária.
Esta mudança, embora aparentemente insignificante, pode ter um grande efeito no seu consumo de energia e reduzir as suas contas mensais.
Comece simplesmente por usar a sua caneca para medir a água de que necessita ou panela. De seguida, encha a caneca primeiro e depois deite-a diretamente na chaleira, em vez de adivinhar a quantidade.
Para aqueles que pretendem ir mais longe, investir num jarro elétrico energeticamente eficiente pode proporcionar poupanças ainda maiores.
Os aparelhos mais recentes incluem frequentemente tecnologia de fervura rápida e funções de desligar automático, que podem acelerar os tempos de fervura e evitar o desperdício desnecessário de energia.