Hoje em dia, o que não falta são pessoas cheias de espírito de inovação e revolução, e como tal, nem tudo tem de vir de laboratórios, universidades, ou o que quer que seja. É exatamente esta a filosofia dos James Dyson Awards. Dar força a estes “engenhocas”, que têm muita vontade de criar soluções para problemas modernos.
Pois bem, chegou agora ao fim a versão 2023 dos prémios, e por isso já temos vencedores anunciados. As invenções premiadas incluem soluções médicas para zonas de catástrofe e um revestimento sustentável para paredes exteriores.
James Dyson Award – Uma incubadora (necessária) de inovação!
Portanto, depois de várias etapas, o James Dyson Award 2023 chegou hoje ao fim, com o anúncio de três vencedores:
- Internacional – The Golden Capsule, criado por Yujin Chae, Daeyeon Kim, Yeonghwan Shin e Yuan Bai
- Sustentabilidade – E-COATING, criado por Hoi Fung Ronaldo Chan e Can Jovial Xiao
- Humanitário – The Life Chariot, criado por Piotr Tłuszcz
Dito tudo isto, Piotr Tłuszcz da Polónia ganha o prémio humanitário especial pelo projeto The Life Chariot, uma ambulância todo-o-terreno para reboque universal, que caso não saiba já está a ser utilizada por médicos na Ucrânia.
Entretanto, temos também o vencedor Universal na Coreia para o The Golden Capsule, um dispositivo intravenoso (IV) mãos-livres para utilização em zonas de catástrofe. Além destes, temos ainda os primeiros vencedores globais da RAE de Hong Kong, que conquistam o prémio de sustentabilidade pela sua invenção do E-COATING, um revestimento sustentável para paredes exteriores com um elevado efeito de arrefecimento, reduzindo custos de construção, e claro, custos ambientais do ar condicionado.
O que pensa sobre tudo isto? É algo necessário? Existem demasiadas mentes brilhantes sem capacidades de investimento? Entretanto, se quiser saber mais acerca dos prémios, e de todas as inovações feitas ao longo do tempo, clique aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!