Jailbreak no iPhone: O que é? Ainda existe? Como funciona?

Comparativamente ao ecossistema Android, o iOS é significativamente mais fechado, sendo extremamente focado naquilo que é a experiência de utilização ideal aos olhos da Apple, ao mesmo tempo que também existe um grande foco na segurança dos utilizadores

Por isso, a instalação de apps está limitada ao que podemos encontrar na App Store, e a nível de personalização, a coisa também está mais ou menos limitada aquilo que a Apple oferece. Contudo, noutros tempos, as coisas não foram sempre assim! Especialmente nos tempos áureos do Jailbreak.

Sabe o que é isto?

Jailbreak no iPhone: O que é? Ainda existe? Como funciona?

Portanto, o Jailbreak sempre teve como grande objetivo abrir as portas do iPhone ao mundo, retirando-o do domínio exclusivo da Apple. Assim, dentro de um iPhone com Jailbreak, você consegue fazer tudo o que quiser, quase sem limites.

No entanto, com o passar dos anos, e com o aumento da segurança dentro do Sistema Operativo iOS, começou a ficar bastante complicado fazer jailbreak aos iPhones mais recentes. Ele ainda existe, mas é cada vez mais raro.

O que é um Jailbreak? O que implica ter isso no iPhone?

unc0ver

De forma mais concreta, um Jailbreak implica aproveitar uma vulnerabilidade do Sistema Operativo, para ter acesso “root” (Superuser). Em suma, com este tipo de acesso, é possível remover a grande maioria das restrições implementadas pela Apple.

Curiosamente, o Jailbreak aparece, porque no início do ecossistema iOS, mais concretamente nos primeiros 2~3 smartphones Apple iPhone, as funcionalidades eram extremamente limitadas. Por isso, os utilizadores criavam as suas próprias apps, extensões, e modificações, tudo de forma a tentar atingir o potencial máximo do seu aparelho inteligente.

Imagine só, no passado, para ter acesso à funcionalidade “Copiar – Colar”, tinha de ter Jailbreak. Além desta extensão, é possível instalar apps que não existem na loja da Apple, onde até podemos incluir jogos, ou até emuladores.

No entanto, com o passar dos anos, e melhoria da tecnologia associada/segurança, o Jailbreak começou a ser algo raro de ser ver no ecossistema. Ainda existe?

A Apple nunca gostou muito da prática, como tal, fez sempre o tudo por tudo para evitar o seu crescimento. Argumentando sempre que é um risco para a segurança do utilizador, o que até pode ser verdade, se não tiver cuidado com aquilo que instala, tal como acontece no ecossistema Android.

Por isso, hoje em dia, não é fácil ter acesso a um jailbreak moderno e atual. Aliás, assim que sai um Jailbreak, a Apple lança no imediato uma atualização de firmware, para tapar o “buraco” (vulnerabilidade) que serviu como base para a sua instalação.

Aliás, é impossível ter um Jailbreak ativo, e estar na versão mais recente do iOS. O que claro está, pode significar deixar de ter acesso à App Store, ou às funcionalidades mais recentes do iOS. Curiosamente, com Jailbreak ativo, é também possível, e até provável, que o seu iPhone deixe de ter acesso à autenticação dentro das mais variadas apps bancárias/financeiras. (Uma medida de segurança da Apple).

Qual é o Jailbreak mais recente?

O último Sistema Operativo capaz de ser “jailbreaked” é o iOS/iPadOS 14.8.1, através da aplicação checkra1n. No entanto, nem todos os aparelhos são compatíveis com a ferramenta, sendo possível apenas até ao iPhone X.

Posteriormente, aparelhos mais recentes, podem ser jailbroken até ao iOS 14.3, com o Taurine e unc0ver.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também