O Google Stadia chegou, embora ainda esteja a meio gás. De facto, a proposta da Google parece-me bastante interessante e tenho a certeza de que este tipo de serviços vão abanar definitivamente o mundo dos jogos. Já imaginaram estarmos sempre a deitar a mãos aos últimos títulos, sem termos de ter um computador ultra-poderoso ou uma consola? É exatamente isso que o Google Stadia e outros serviços semelhantes querem fazer. No entanto, sempre que é lançado um novo serviço chegam as dúvidas. Ontem no café ouvi uma conversa acerca do serviço de jogos da Google. Uma pessoa dizia a outra que como já tinha o ChromeCast só teria de adquirir um comando e podia começar a jogar. No entanto, por muito bom que isto fosse, infelizmente isto não é verdade como fiz questão de explicar. Ou seja, posso usar o Google Stadia com um ChromeCast antigo? Infelizmente não.
Já tenho um Chromecast! Posso usar o Google Stadia?
O Google Stadia para funcionar necessita do Chromecast mais recente, também conhecido por Ultra. É verdade que é mais caro, mas é sem dúvida um requisito necessário para podermos ter acesso a esta plataforma. Ou seja, caso tenha um Chromecast normal tem mesmo de fazer o upgrade.
Mas porque é que necessitamos do Chromecast ultra?
À partida e sem pensarmos muito nessa questão, a maioria das pessoas pode pensar que está relacionado com a capacidade de processamento. Seria uma boa hipótese, mas que é logo descartada por um motivo. Nenhum processamento ocorre no ChromeCast. Ele é no fundo apenas uma ferramenta de streaming. O que dá vida aos jogos e trata de os processar são os próprios servidores da Google.
A verdadeira razão de necessitarmos deste dispositivo tem a ver com o formato de codificação. É que para o Stadia funcionar necessita do VP9 (perfil 0 e 2). Todos os outros ChromeCast, sem ser o Ultra, não têm a capacidade de processar este formato. É então por este motivo que vão mesmo necessitar de trocar o ChromeCast.
Ou seja, necessita do Ultra que está disponível por 79 Euros.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!