As Galaxy SmartTag são a resposta da Samsung aos AirTag da Apple e funcionam bem. No entanto, o problema das Galaxy SmartTags é que só funcionam com telemóveis Samsung. No entanto, tudo acaba de mudar. É que graças a uma aplicação de terceiros já pode utilizar as Galaxy SmartTag 2 com qualquer telemóvel Android.
Agora é fácil utilizar uma Galaxy SmartTag 2 com qualquer telemóvel Android
Um programador de seu nome Kieron Quinn desenvolveu com sucesso uma aplicação chamada uTag como descobriu o site AndroidAuthority. Assim permite configurar e utilizar a Galaxy SmartTag 2 em qualquer telemóvel Android. Basicamente, replica todas as funcionalidades da aplicação Samsung Find. Pode ver a localização do Galaxy SmartTag 2 (incluindo localização de precisão), tocar-lhe e até alterar o toque.
Entretanto permite-lhe personalizar o seu botão e alerta-o se um Galaxy SmartTag desconhecido o estiver a localizar. Também lhe permite partilhar o seu Galaxy SmartTag 2 com os seus familiares ou amigos. Para além disso inclui alguns widgets que pode adicionar ao ecrã inicial do seu telefone. Pode da mesma forma contribuir para a plataforma Samsung Find.
No entanto, o único senão é que tem de utilizar uma versão corrigida da aplicação SmartThings. A versão corrigida do SmartThings salta a parte em que a aplicação verifica se está a utilizá-la num telemóvel Samsung. Para além disso desactiva o SmartThings Find se encontrar um dispositivo que não seja da Samsung. Felizmente, a aplicação uTag transfere automaticamente a versão corrigida do SmartThings para o dispositivo Android que não é da Samsung no qual está a ser executado.
Depois de instalada, tem de iniciar sessão na sua conta Samsung duas vezes para que a aplicação uTag funcione. O primeiro início de sessão é para verificar todos os seus dispositivos SmartThing. Já o segundo início de sessão é para comunicar com as APIs da Samsung. A aplicação é de código aberto e pode ver o seu código e descarregar a aplicação a partir daqui.
Atenção que precisa de um dispositivo Android não Samsung com Android 11 (ou posterior) para utilizar o uTag. Não precisa de um dispositivo com root, mas se tiver um dispositivo Android com root, é mais fácil usar um módulo Xposed que faz live-patches da aplicação SmartThings em vez de usar uma versão com patch do SmartThings.