Já pode partilhar imagens em alta resolução no WhatsApp!

A compressão de imagens é um mal necessário hoje em dia, porque as melhores câmaras de smartphones geram instantaneamente imagens com tamanhos de ficheiro enormes. Para tornar esse conteúdo facilmente partilhável em grande escala, até as melhores aplicações de mensagens, como o WhatsApp, recorrem à compressão de imagens. Ou seja quando as enviamos para alguém elas ficam com uma qualidade inferior. No entanto a concorrência obriga sempre a inovar. Sobretudo quando o Telegram continua a crescer a olhos vistos. Dito isto, depois das comunidades, e do suporte para ficheiros maiores no que diz respeito ao upload, agora já pode partilhar imagens em alta resolução no WhatsApp.

Já pode partilhar imagens em alta resolução no WhatsApp!

A compressão de imagens é algo que não faz muito sentido em plataformas que dão destaque à multimédia, como o Instagram, mas faz sentido numa app de mensagens onde o conteúdo precisa de ser rápido para enviar, carregar e sobretudo ser leve no armazenamento do telefone. Desde que o WhatsApp começou a permitir anexos até 2 GB, é sempre possível enviar imagens e vídeos completamente descomprimidos, anexando-os como documentos em vez de media. No entanto, vimos o WhatsApp a desenvolver uma opção de partilha de imagens em HD em junho. Agora, essa funcionalidade está a ser lançada oficialmente. Isto soube-se através de um anúncio do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, num canal do Instagram (via WABetaInfo).

Embora a compressão ainda seja a opção definida por defeito, é possível alternar para HD usando o botão correspondente na parte superior ao lado de outras ferramentas de edição de imagem no WhatsApp. Os participantes do chat verão um ícone HD anexado ao canto inferior esquerdo da visualização da imagem, indicando que ela é HD.

Entretanto a Meta não confirma se a qualidade HD deixa as imagens totalmente descomprimidas. No entanto este não deve ser o caso. Entretanto, o WhatsApp mantém o seu foco na segurança e as imagens HD também têm encriptação ponta a ponta. A nova funcionalidade está a ser implementada em todo o mundo. Assim deve chegar a todos nas próximas semanas. Até lá, ou mesmo depois do lançamento, parece que terá de anexar os ficheiros multimédia como um documento para evitar a compressão do WhatsApp.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também