Já ninguém compra smartphones na Europa?

O mercado de smartphones Europeu teve os priores três meses, desde o ano de 2013, isto de acordo com um novo estudo de mercado da Counterpoint Research, ao apresentar uma queda de 12% face aos números do ano passado. Em suma, no primeiro trimestre de 2022, em território Europeu, foram vendidos ‘apenas’ 49 milhões de aparelhos.

Depois de um período de grande procura, será que a estagnação do mundo dos smartphones começou a fazer das suas?

Já ninguém compra smartphones na Europa?

Portanto, apesar de uma queda de 16%, no número de aparelhos enviados para as prateleiras, a Samsung continua a ser a líder Europeia, com 35% da quota de mercado. Na segunda posição temos a Apple com 25% da quota e uma queda de 6%, e para fechar o pódio, a Xiaomi, com 14% de quota mercado, mas com a maior queda do relatório… Uns incríveis 36%, comparativamente ao primeiro trimestre de 2021.

Curiosamente, a única fabricante a crescer no início de 2022 foi a Realme, ao apresentar um aumento de 67% face aos números do ano passado! Conseguindo assim uma quota de mercado de 4%, ou seja, uma duplicação face a 2021.

Porquê uma queda significativa em quase todas as fabricantes?

Bem, a crise de produção continua a fazer das suas, especialmente depois dos vários lockdowns em territórios chave na China. Além disto, temos um encarecimento brutal nas linhas de distribuição, e claro, a guerra da Rússia com a Ucrânia.

É esperado que as coisas ainda piorem mais, antes de melhorarem. Ao fim ao cabo, a inflação está a subir de uma forma assustadora, e por isso mesmo, os consumidores não tencionam gastar dinheiro em novos smartphones.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também