Os earbuds estão um bocadinho presos às limitações do Bluetooth no que à performance diz respeito. Mas, isto não significa que não possam fazer outras coisas, fora do mundo do áudio.
É exatamente isso que a Apple anda a planear para os seus produtos focados no áudio sem fios, sendo exatamente por isso que os novos PowerBeats Pro 2 já trazem novas funcionalidades focadas na saúde.
Já existem earbuds capazes de monitorizar o seu coração!
![já existem earbuds capazes de monitorizar o seu coração! já existem earbuds capazes de monitorizar o seu coração!](https://www.leak.pt/wp-content/uploads/2025/02/powerbeats.jpg)
Portanto, depois da recente atualização aos AirPods Pro 2 que trouxeram novidades para quem tem dificuldades auditivas, eis que temos um outro wearable Apple a tentar enredar pelos caminhos da saúde.
Em termos de design, não estão muito diferentes face aos primeiros Powerbeats Pro. Mas, existem algumas diferenças, como é o exemplo do tamanho e do peso. Aliás, até a caixa de transporte passou por uma dieta rigorosa, e como tal, é agora 33% mais pequena. Algo curioso, porque a autonomia da bateria deu um bom salto para as 36 horas com ANC ligado e 45 horas com ANC desligado. (Os buds oferecem 8 horas de autonomia com ANC.) Curiosamente, também temos suporte a carregamento sem fios, algo que não exista na versão original destes “fones”.
A grande novidade está na monitorização cardíaca!
Os novos PowerBeats Pro 2 são mais leves, mais compactos, e também trazem melhorias na performance sonora. Mas, mais importante que tudo isto, é mesmo o facto de termos monitorização cardíaca, graças a novos sensores óticos LED.
Estamos a falar de uma tecnologia capaz de pulsar os seus LEDs mais de 100 vezes por segundo, para aferir o seu fluxo sanguíneo. Aliás, para dados mais fidedignos, ambos os earbuds estão consistemente com os sensores ligados.
Qual é a utilidade? Os relógios inteligentes não fazem já isto?
Sim, é verdade, mas nem todos os utilizadores têm relógios realmente bons para usufruir desta funcionalidade. De facto, é mais provável que uma pessoa tenha earbuds sem fios, do que um relógio inteligente no pulso.
Para iOS e Android! Mas…
Estes earbuds não são exclusivos Apple. Mas, existem várias vantagens no lado da Apple, como deve imaginar. Afinal, a Beats pertence à Apple.
Preço
Em Portugal, o preço é de 299,95€. O que não é um preço assim tão simpático quanto isso. Pode saber mais aqui.
PS: Esta funcionalidade (e outras) vai muito provavelmente aparecer nos novos AirPods Pro 3, que devem ser lançados ainda este ano.