É provável que não fique extremamente entusiasmado ao saber que uma tecnologia completamente nova vai dar um ar de sua graça num dos componentes mais caros de sempre a chegar às prateleiras do PC Gaming. Ainda assim, a verdade é que a futura Galax RTX 4090 20th Anniversary Edition é uma placa gráfica única, porque é a primeira de sempre a chegar com um chip HDMI Retimer.
O que é isto? Bem, é um chip capaz de melhorar a conectividade HDMI a longa distância. Muito provavelmente, é algo que vai começar a ser banal no mercado, ao longo dos próximos anos. Porquê? Bem, como deve imaginar, as resoluções não vão parar de aumentar, nem a taxa de atualização de frames.
Já existe uma RTX 4090 com um chip HDMI Retimer
Portanto, os chips HD Retimer asseguram que uma ligação de elevada largura de banda funciona corretamente, a uma longa distância, removendo o ruído e outros artefactos do sinal original.
Isto serve para quê? Bem, enquanto num PC Gaming Desktop, o monitor é ligado logo ao lado do PC, o mesmo pode não acontecer noutro tipo de aparelhos computacionais, como é o caso de uma consola, de um portátil, ou da ligação de um qualquer destes aparelhos a uma TV tradicional. Este chip é uma espécie de reformador HDMI. No caso da Galax RTX 4090 edição especial de aniversário, este chip é um Parade PS8419, que por sua vez permite uma largura de banda incrível de 48 Gbps, com uma ligação de dados fixe de 12 Gbps.
Algo que os entusiastas acham essencial para ter resolução maiores sem compressão (acima de 4K a 60 FPS). Será o início de algo normal no mundo das placas gráficas?
Entretanto, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo. Tem dúvidas relativamente à compra de um novo PC, pode ler o nosso guia fazer questões.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!