Já existe tecnologia para o fazer correr mais rápido!

Estamos quase sempre muito focados nos smartphones, computadores, relógios, tablets, etc… Mas, a tecnologia tem impacto em quase tudo aquilo que está à nossa volta, onde podemos incluir até a nossa performance como desportistas.

Um excelente exemplo disto está num grupo de investigadores da Universidade ETH Zurich, na Suíça, que tem estado a trabalhar num dispositivo denominado de Airshield.

Já existe tecnologia para o fazer correr mais rápido!

Portanto, o AirShield, não é mais que uma caixa feita de plástico, que pode ser puxada para a frente de um corredor enquanto este faz a sua prática desportiva. Basicamente, ajuda a remover alguma da resistência ao vento.

A ideia aqui é muito simples, com menor resistência ao vento, vai ser possível chegar a maiores velocidades com menor esforço. Ou seja, maiores velocidades durante maiores períodos de tempo.

É quase um escudo, que funciona como um deflector de ar, que claro, tem de ser rebocado por algum tipo de veículo. Neste caso, é um kart elétrico. Parece algo simples? Pois, este escudo utiliza sensores LiDAR virados para a retaguarda para ajudar a medir a distância a que o corredor se encontra do escudo, e essa informação é depois transmitida ao kart, que acelera ou abranda automaticamente para manter a pessoa diretamente dentro do “ponto ideal”.

Além de tudo isto, o escudo está também equipado com várias câmaras, permitindo aos investigadores captar imagens dos atletas enquanto estes treinam. Estas imagens podem depois ser analisadas para avaliar o desempenho do corredor e ajudar a determinar o que pode ser melhorado em treinos futuros. É muito semelhante à forma como os automóveis podem, por vezes, ignorar a resistência do vento quando circulam atrás de veículos maiores, embora seja intrigante ver a sua utilização desta forma.

Interessante? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também