Mantendo a sua tradição de lançar uma nova arquitetura de 2 em 2 anos, a NVIDIA anunciou em Agosto o GPU Turing. Lançando imediatamente uma nova linha de placas gráficas Quadro, e na semana seguinte, anunciou a todo o mundo a nova linha de placas gráficas Gaming GeForce RTX.
Dito isto, a nova arquitetura NVIDIA Turing é bastante diferente dos designs a que estávamos habituados.
Como já devem saber, uma das características mais importante destas placas, é a capacidade de fazer ‘Ray Tracing’ em tempo real! Que muitos consideram ser o ‘Holy Grail’ dos gráficos de computador. Por isso, no fundo, este lançamento significa muito trabalho por parte da NVIDIA, como podemos até ver pela mudança da sua sub-marca Gaming ‘GTX’, que todos ou quase todos os jogadores conheciam.
- NVIDIA GeForce GTX —> NVIDIA GeForce RTX
- NVIDIA Quadro —> NVIDIA Quadro RTX
Pois bem, com a arquitetura Turing, a NVIDIA está focada em vários mercados, mas o principal é sem qualquer dúvida… O PC Gaming!
O GPU Turing é muito mais do que novas funcionalidades, pois é baseado num novo processo de fabrico! E por isso oferece uma eficiência muito superior ao seu antecessor, além disso conta com um acelerador dedicado de hardware e ainda núcleos de processamento tradicionais que trabalham em conjunto com os novos núcleos de Inteligência Artificial ‘Tensor’.
Estes núcleos Tensor, têm a missão de conseguir oferecer melhores gráficos, sem perder performance em jogos mais pesados para a sua máquina.
Relembramos ainda, que até agora, a empresa apenas lançou três modelos:
- GeForce RTX 2080 Ti
- GeForce RTX 2080
É importante salientar, que segundo a empresa, esta arquitetura esteve em desenvolvimento durante cerca de 10 anos! Por isso, vamos lá ver o que valem 10 anos ‘NVIDIANOS’.
Testes de performance – Sintéticos
3DMark Firestrike (Standard/Ultra/Extreme)
Este é um dos testes mais populares do mundo para medir a performance de um PC Gaming!
3DMark Timespy (Standard/Extreme)
Unigine Superposition (1080P Extreme)
Este é um teste de performance e estabilidade para um PC Gaming, testa a placa gráfica, fonte e sistema de refrigeração.
Testes performance – Gaming
Assassins Creed: Origins (Very High)
Middle Earth: Shadow of War(Very High)
Shadow of The Tomb Raider (DX12 – Tudo no máximo)
The Witcher 3 (Ultra & Hairworks ligado)
Conclusão
Como pode ver, isto é o que a nova arquitetura NVIDIA Turing tem para oferecer!
Em suma, a RTX 2080 domina completamente a resolução 1440p, oferecendo aos jogadores a possibilidade de jogarem qualquer jogo no máximo a 144Hz. Depois, temos a RTX 2080 Ti que abre a porta para o Gaming 4K sem compromissos! Deixando ainda em aberto a possibilidade de uso da tecnologia DLSS! Que poderá melhorar ainda mais esta experiência… 4K 144Hz?!
Se quiser ver a review em detalhe, clique aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!