Os vidros do carro embaciados não é uma ocorrência invulgar, especialmente se viver num local muito frio ou muito abafado. Quando está frio, o ar húmido e quente no interior do carro cola-se ao interior do para-brisas e transforma-se em condensação. Se estiver muito quente e húmido, a mesma coisa acontece ao contrário. Assim o ar quente do exterior é arrefecido pelo ar condicionado do seu carro, transformando-se novamente em condensação. Normalmente, isto resolve-se utilizando a regulação do desembaciador do seu AC, juntamente com alguns cuidados básicos como a limpeza dos vidros. No entanto, se isto não se resolver de forma nenhuma pode precisar de ir ao mecânico.
Vidros do carro embaciados podem ser sinal de problema sério!
No entanto, em determinadas circunstâncias, este problema pode parecer muito mais persistente do que o habitual, demorando mais tempo a ser removido. Mesmo com o desembaciador a funcionar! Embora seja improvável que isto seja indicativo de um problema mecânico, a possibilidade existe definitivamente, o que significa que pode querer visitar a oficina. Se a questão não for tratada durante demasiado tempo, não só terá de lidar com vidros infinitamente embaciados, como o seu automóvel pode estar em risco de falha mecânica.
O que causa isto?
A circunstância mais preocupante é quando o para-brisas volta a embaciar imediatamente assim que desliga o sistema de ar condicionado. Isto independentemente do tempo que esteve a conduzir. Numa situação especialmente grave, o para-brisas pode até permanecer firmemente embaciado. Mesmo com o ar sempre ligado! Assim se estiver a passar por esta situação, existem algumas causas mecânicas que podem justificar uma marcação de reparação.
Em primeiro lugar, pode haver uma fissura ou fuga algures no seu automóvel, quer na carroçaria quer numa das janelas. Mesmo uma pequena fenda, se for suficientemente profunda, pode deixar entrar ar de uma temperatura oposta no seu automóvel. À medida que o ar oposto continua a entrar, a temperatura no habitáculo nunca fica igual. Isto significa que o para-brisas continuará a embaciar. Para além deste incómodo geral, ter ar quente e frio a fluir através desta fenda pode fazer com que a carroçaria do seu carro se expanda ou contraia de uma forma potencialmente perigosa.
Entretanto a outra causa potencial é um problema com o compressor do ar condicionado. Quer esteja a utilizar uma definição de desembaciamento dedicada ou esteja apenas a fazer circular ar quente, se o seu compressor estiver avariado, não conseguirá impulsionar o ar o suficiente para atingir o para-brisas. Para além do inconveniente do nevoeiro, isto pode ser um sinal de uma falha iminente do sistema de AC e deve-se verificar o mais rapidamente possível.
Sabia que o problema de que falámos acima podia ser um sinal para ir ao mecânico?
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