A nova campanha da Polícia Judiciária Portuguesa não deixa margem para dúvidas: usar IPTV pirata é, pura e simplesmente, roubar. O que é verdade. Ou seja, não é por ver apenas jogos do seu clube, porque pagar todos os serviços é demasiado caro que isto deixa de ser verdade.
Não é “só um streamzito”, não é “porque está tudo caro”. É crime.
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No fundo, a ideia é simples: mostrar que, por trás de cada link duvidoso, de cada subscrição pirata vendida por 5 euros no Telegram, há uma cadeia de ilegalidade que vai muito além do simples “ver a bola”.
Mas… Será que faz sentido olhar apenas para os consumidores? Será que faz sentido pagar entre 600€ e 700€ por ano para conseguir ter acesso aos jogos do teu clube favorito? Acredito que as coisas não são brancas nem pretas, são cinzentas.
“Se não pagas, estás a roubar!” Será mesmo isto?
A frase usada pela PJ é clara e eficaz. E o anúncio — com ar cinematográfico e produção à séria — tem o seu impacto. No fundo, é uma campanha semelhante ao que já vimos noutros países, onde se começa a apertar mais com quem vende e com quem consome este tipo de conteúdos. Em Portugal, até agora, havia alguma tolerância implícita, especialmente no lado do consumidor. Mas isso pode estar a mudar.
Mas será que a mensagem vai passar? Não creio. Porque o “boom” da Pirataria não se deve apenas ao facto de as pessoas quererem “roubar”. As pessoas querem serviços de qualidade a preços justos. Algo que pura e simplesmente não existe em Portugal.
Sim, é verdade que o IPTV Pirata é barato, dá acesso a tudo, e está (ainda) à distância de um clique. Algo que não muda o essencial: é ilegal. Uma mensagem que precisa de ser reforçada com mais força, porque é apenas uma questão de tempo até as coisas mudarem, e ser bastante mais complicado ter acesso a este tipo de conteúdo sem consequências.
Ainda assim, o real problema está no facto de os Portugueses não conseguirem pagar os preços que os serviços legais pedem. Nós não queremos roubar. Queremos apenas viver.
A mensagem está dada. Agora, resta saber se o público vai ouvir… ou continuar a mudar de canal.