Há muitas pessoas que estão a optar por terem apenas Internet em casa e para a televisão recorrem à IPTV. De facto é uma alternativa popular à televisão normal para ver uma grande variedade de conteúdos. Não há como negar. A IPTV proporciona comodidade e versatilidade, desde a televisão em direto até ao streaming. No meio de tudo isto há formas legais e ilegais. Quem opta pelas listas ilegais com milhares de canais, incluindo premium, por um preço extremamente barato, pensa que o maior risco é ser apanhado ou multado. No entanto a verdade é que há um perigo escondido na IPTV onde menos espera.
IPTV: há um perigo escondido onde menos espera!
A televisão por protocolo de Internet, como o nome sugere, é o termo dado às emissões efetuadas através da Internet. Tem de ter uma ligação à Internet para ver e assistir aos conteúdos destas emissões.
A IPTV funciona assim: uma pessoa recebe qualquer meio de comunicação e transmite-o através de servidores. Quem quiser transmitir estas publicações e canais utiliza vários programas de reprodução de vídeo e ferramentas de encurtamento de URL para ocultar as suas ligações. Para além disso faz uma lista de todas as publicações e coloca-a à disposição das pessoas.
Mas, como é óbvio, existem direitos de propriedade intelectual…
O facto de a IPTV ser ou não legal tem sido sempre um tema cinzento. Em particular, as listas de IPTV gratuitas podem não estar protegidas por direitos de autor e, por isso, são criminosas. Mas outras plataformas de IPTV, como o YouTube, seguem todas as regras de transmissão.
A legalidade da IPTV também depende dos territórios: o que é legal nos Estados Unidos, por exemplo, pode não o ser na Europa.
Onde está escondido o perigo?
Digamos que compra uma ligação IPTV a alguém. Essa ligação que comprou causa problemas de segurança? A resposta mais simples para isso está escondida no Metasploit.
O Metasploit é uma estrutura que inclui módulos de análise, modelos de evasão de antivírus e algumas explorações. Os especialistas em cibersegurança e os criminosos utilizam ativamente esta estrutura. Existem também vários módulos de ataque no Metasploit para tirar partido de vulnerabilidades em muitas tecnologias. Um desses módulos de ataque (via GitHub) está relacionado com a IPTV. Agora tenha isso em mente e vamos detalhar um pouco mais o exemplo sobre o link de IPTV que comprou.
Voltando a um cenário de exemplo, pode querer utilizar legendas para um vídeo estrangeiro em plataformas onde pode ver IPTV. Aqui, graças a um módulo do Metasploit, os criminosos podem executar código remotamente através das legendas. Uma plataforma onde compre uma ligação IPTV pode também dar-lhe acesso a alguns pacotes de legendas que contêm esta vulnerabilidade de segurança.
Este é apenas um dos perigos da IPTV. A sua ligação IPTV pode ser completamente segura. Mas por mais segura que seja não pode ter a certeza absoluta da segurança da plataforma em que vai ver IPTV. Se a plataforma em que reproduz os vídeos já tiver sido atacada anteriormente, não estiver atualizada ou tiver código malicioso injetado, também poderá encontrar sérios problemas de segurança.
E nem sempre se trata de recolha de dados!
Os dispositivos IPTV são dispositivos com acesso à Internet – por outras palavras, estes dispositivos contêm software que pode instalar e atualizar. Digamos que comprou uma subscrição de IPTV a uma pessoa mal-intencionada e que esta lhe disse que, para ver canais encriptados gratuitamente, precisa de instalar um software específico. Mas esse software pode muito bem ser malicioso. Como resultado, podem executar remotamente código na sua IPTV e transformar o seu dispositivo num bot.
É assim que funcionam os bots em muitos sites de aumento de audiência do YouTube vendidos online. Sem que você saiba, o seu dispositivo IPTV vê os vídeos do YouTube de outras pessoas. Em troca, o criminoso ganha dinheiro consigo.
Pode confiar na IPTV?
Se tiver de utilizar a IPTV, deve prestar atenção às sanções legais. Em muitos países, as leis relativas à propriedade intelectual estão claramente definidas. Algumas são legais, mas tem de ter cuidado com o que está a ver, porque a IPTV também pode ser ilegal.
Em termos de segurança, não deve confiar em plataformas de IPTV gratuitas. Em vez disso, pode recorrer a plataformas IPTV totalmente legais e seguras, que são pagas por si e que têm por trás grandes contratos e empresas. Os serviços de IPTV legais respeitam os direitos de autor, oferecem conteúdos sob licença e tomam as medidas necessárias para proteger a segurança e a privacidade dos utilizadores. Cabe-lhe a si certificar-se da plataforma que vai utilizar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!