IPTV ou TV: Ainda vê televisão tradicional em sua casa?

É inegável que a TV Tradicional está a perder importância nos tempos modernos, tal é a facilidade que temos no acesso a conteúdo multimédia, e claro, todo o tipo de informação, seja ela pertinente ou não. Ainda assim, nos dias que correm, é muito provável que tenha utilizado bastante o comando da sua Box de TV, de forma a conseguir ver as muitas notícias relativas ao que está acontecer em Portugal, neste final de 2022.

Isto de forma a ter acesso a muita informação acerca daquilo que está a acontecer com o nosso Governo, que entre demissões, e descoberta de algumas coisinhas ‘estranhas’, parece estar a entrar numa (nova) fase de corda bamba. (Vamos ter outras eleições!?)

No entanto, esquecendo as ramificações políticas da coisa, este meu regresso à TV normal, também me faz lembrar o porquê de ter desistido de ver os canais de televisão tradicionais! Tal é a forma como uma notícia é esticada até à exaustão, por não existem mais informações relevantes. Ou são convidados comentadores, especialistas, etc… Que muitas vezes de especialistas têm pouco, para comentar um assunto que ninguém sabe ainda muito bem o que significa.

É inegável… É nesta alturas que me dou por contente por ter deixado de ver TV.

Aliás, há alguns dias atrás, até pus em cima da mesa a hipótese de acabar com o meu contrato de Internet com TV, de forma a pagar só Internet, e caso existisse essa necessidade, recorrer a um serviço de IPTV gratuito para ver os canais Portugueses.

Mas, tudo isto levanta uma questão… Ainda vê TV tradicional?

tv

IPTV ou TV: Ainda vê televisão tradicional em sua casa?

Portanto, longe vão os tempos em que estávamos limitados aos 4 canais nacionais, e o que cada programação definia. Hoje em dia, temos centenas de canais ao nosso dispor, numa situação, em que muitos deles nem precisam de ter uma subscrição de TV ativa associada para serem visualizados.

Temos também acesso a Internet em qualquer lugar, e em qualquer altura, para fazermos aquilo que realmente queremos, sem grandes limitações, isto além dos dados móveis disponíveis, claro. O que claro está, significa um leque alargado de escolha, relativamente ao que fazer nos tempos mortos, em casa, ou fora dela.

Além disso, enquanto no ano passado tínhamos de alugar filmes ou séries, para ver no conforto da nossa casa. Agora basta ter uma subscrição a um qualquer serviço de streaming, e ter imediato acesso a centenas de projetos, muitos deles bastante mais interessantes relativamente aos ‘Big Brothers‘, ‘Quem quer casar com o Agricultor‘, ‘The Voice‘, etc… Ou, talvez mais importante que isto, noticiários que esmifram as mesmas notícias durante dias a fio, sem grande informação adicional, ou interessante.

netflix, streaming

É que verdade seja dita, a TV Nacional está pela hora da morte. Com notícias repetidas, mastigadas, e por vezes, até tendenciosas. Ou com programação de baixo nível intelectual, feita apenas e só para “vender”.

Exemplos disto já foram mencionados em cima, mas também temos de olhar para os tempos do COVID, em que todos os dias éramos inundados com informação por todo o lado, sem grandes filtros, comentada por “especialistas”. Outro exemplo é a guerra na Ucrânia, em que tivemos e continuamos a ter uma repetição da estratégia COVID, e agora, temos ainda o que está a acontecer com a TAP e todas as trafulhices associadas à empresa agora Estatal, em que toda a gente comenta, mas ninguém tem muita certeza de nada.

Outro grande exemplo da qualidade da TV Nacional, está na presença do nosso Presidente da República, todos os dias, em horários nobre, a tirar selfies ou a dar abraços, quase como se estive em campanha Eleitoral 24/7. Ou talvez mais irritante que isto, as dezenas de programas focados no futebol! Programas capazes de discutir um único lance, de um qualquer jogo, até à exaustão, muitas vezes entre gritos e insultos.

Pessoalmente, já tenho uma extrema dificuldade em ver programação como esta. Isto apesar de ter a plena noção que é algo que vende, e bem, em Portugal.

Entretanto, como já deve ter percebido, isto é um bocado desabafo… Mas o que eu quero realmente saber, é se ainda vê TV de forma regular? Ou se optou por apenas ver as notícias à hora da refeição. Para depois passar o seu tempo de forma mais relaxada/descontraída a fazer outras coisas.

Por exemplo, a ler um livro, ou ver alguma coisa na Netflix, Disney+ ou quem sabe, jogar um jogo no PC ou consola. Isto enquanto continua atento às notícias realmente importantes, a partir de fontes escolhidas por si, a partir de um qualquer dispositivo móvel.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Por favor, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também