IPTV: em breve pode deixar de ver futebol online e não só!

Um sistema antipirataria de última geração, criado para desmantelar as redes de IPTV que se acedem por dispositivos de streaming está a ter sucesso como revelam as últimas informações. Aliás o sucesso é tanto que em breve este sistema irá chegar a várias partes do globo. Isto significa que para quem tem IPTV ilegal em breve pode deixar de ver futebol online e de aceder a outros conteúdos.

IPTV: o fim do futebol online e do streaming ilegal?

O streaming ilegal continua a ser uma das maiores dores de cabeça para quem tem a licença de filmes, programas de televisão e eventos desportivos em direto.

Como nem sempre podem pagar para ter todos os canais alguns utilizadores utilizam aplicações carregadas lateralmente nos seus dispositivos multimédia para ver IPTV. Como isto faz as operadoras de direitos televisivos perderem muito dinheiro a luta intensificou-se e com a expetativa de que pelo menos mais um milhão de pessoas transmitam conteúdos através da IPTV em toda a Europa até ao final da década, o problema só vai aumentar.

Mas os que lutam contra a pirataria têm esperança num novo sistema anti-pirataria que, segundo consta, vai mais longe do que nunca nesta batalha.

efeitos da luz natural na TV, Box Android IPTV barata: os riscos ocultos que tem de conhecer!

O Escudo Anti-Pirataria explicado

O sistema, que foi criado em Itália (AGCOM), entrou em funcionamento em fevereiro. Assim protege os direitos intelectuais detidos pelos grandes operadores desportivos em Itália, que são principalmente a Prime Video, a DAZN e a Sky.

Funciona bloqueando o streaming ilegal dos seus conteúdos, quer se trate da Liga dos Campeões, da Série A ou de outros eventos desportivos que só se podem ver através de um pagamento.

Parte dos serviços que bloqueia inclui a IPTV, bem como os serviços DNS e VPN que existem para contornar as regras geográficas específicas.

Tem tido sucesso?

No seu primeiro mês, 528 endereços IP e 114 sítios ilegais que transmitem conteúdos de qualidade gratuitamente acabaram bloqueados com o Escudo contra a Pirataria.

E este mês, quase um ano após a sua introdução um total de 6.900 endereços IP foram bloqueados pelo sistema.

Além disso 35.000 nomes de domínio (outro termo para o endereço do site) foram bloqueados pelo Piracy Shield.

iptv: caça está a levar a utilizadores atacados e infetados

Os Países Baixos têm quase 2800 destes IP bloqueados. Entretanto a Alemanha por pouco mais de 800. Já a Roménia por pouco menos de 750, a França por 519, os EUA por 280, a Ucrânia por 262 e o Reino Unido por 246.

Isto significa que, em Itália, os conteúdos ilegais fornecidos através destes milhares de endereços IP e domínios Web não se podem ver no país.

Como este sistema funciona tão bem o objetivo é levá-lo agora para muitos outros sítios da Europa.

O fim do streaming ilegal?

Entretanto o fornecedor de serviços ZoogVPN disse a propósito disto que ee os esforços combinados dos detentores de direitos, dos ISP, dos fornecedores de serviços VPN e DNS e dos motores de busca se revelarem frutuosos, não haverá plataformas de pirataria com um tráfego decente numa questão de meses.

No entanto os próximos meses serão cruciais para determinar a sua eficácia. Resta agora saber-se quando é que o sistema vai chegar a toda a Europa.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também