IPTV: nos dias em que dá futebol pode haver bloqueios à Internet

A luta contra a pirataria está a intensificar-se por todos os meios. De facto, os esforços contra a IPTV ilegal e a transmissão de jogos de futebol online é tão grande que até está a deixar as pessoas sem acederem a serviços e vários sites. Espanha já está a sofrer com isto e outros países Europeus são os senhores que se seguem. Na prática poderão ser afetados centenas, possivelmente milhares, de serviços legais.

Tudo começa em Espanha com uma decisão judicial de dezembro passado. Nela argumentava que a segurança acrescida do Google Chrome a impedia de realizar eficazmente o bloqueio tradicional. Assim solicitou ao juiz a possibilidade de realizar o bloqueio dinâmico numa série de endereços IP, em vez de em domínios específicos. O resultado é que este bloqueio também afecta os serviços jurídicos que têm o mesmo endereço IP através de plataformas como a Cloudflare.

Os bloqueios à IPTV e não só começam na altura dos jogos de futebol

Este bloqueio dinâmico nem sempre está ativo. Nos últimos quatro fins-de-semana ativou-se no início do jogo mais popular do dia. Nessa altura milhões de utilizadores espanhóis notaram problemas no acesso à Cloudflare e às páginas que esta aloja.

iptv: nos dias em que dá futebol pode haver bloqueios à internet

A clientela da Cloudflare é muito variada, indo de pequenos projectos pessoais a grandes serviços-chave da Internet, como a plataforma de desenvolvimento GitHub. Outro serviço que depende da Cloudflare, e que sofreu problemas, é o ChatGPT; de facto, a OpenAI é um dos clientes da Cloudflare, que utiliza os seus serviços contra ataques de hackers e DDoS (negação de serviço) para manter o acesso à sua IA.

Ironicamente, foi esta dependência da Cloudflare que levou a problemas de acesso ao ChatGPT. Assim os utilizadores espanhóis aperceberam-se imediatamente de que não podiam utilizar o sítio Web do ChatGPT, com uma mensagem no seu browser a indicar simplesmente que estava a “demorar muito tempo a responder”. Uma das críticas a este bloqueio centra-se precisamente na falta de transparência. Ou seja, os operadores que bloqueiam o Cloudflare não apresentam qualquer mensagem de erro, limitando-se a deixar os browsers falharem quando não recebem uma resposta após um determinado período de tempo.

Cloudflare contra-ataca

O contra-ataque da Cloudflare não tardou a chegar. Assim na semana passada, a empresa anunciou uma ação judicial para anular a decisão que afecta “milhões de utilizadores inocentes” e acusou a LaLiga de esconder do juiz este “dano previsível”. Por seu lado, a organização liderada por Javier Tebas acusou diretamente a Cloudflare de lucrar com o crime organizado e de o promover.

melhor imagem na TV, É verdade que quem utiliza IPTV em Portugal pode ser preso?, IPTV pagar multa, televisões baratas, box de TV para ver IPTV, Dispositivos de Streaming

Entretanto, é já evidente que a Cloudflare iniciou uma ação contra o bloqueio dos seus serviços. Os utilizadores notaram que, nesta ocasião, os bloqueios duraram menos do que o habitual, o que se verificou no número de relatórios do Downdetector. Aparentemente, a Cloudflare iniciou um sistema de rotação de endereços IP. Assim permitiria continuar a aceder aos sites e serviços afectados, tornando o ChatGPT novamente acessível aos utilizadores dos operadores envolvidos no bloqueio.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.