Após anos de pressão por parte dos concorrentes, a Apple anunciou que planeia adotar o serviço de mensagens RCS (Rich Communication Services). Isto numa atualização de software a realizar no próximo ano. O RCS é a norma de mensagens da próxima geração. Assim fornecerá funcionalidades semelhantes às do iMessage para a comunicação entre utilizadores do iPhone e do Android.
iPhones e smartphones Android vão ficar muito mais amigos!
Ao adotar o RCS, a Apple poderá proporcionar uma experiência de mensagens melhorada entre os utilizadores do iOS e do Android. Com o suporte RCS, as conversas entre o iPhone e o Android incluirão várias funcionalidades. São elas recibos de leitura, indicadores de digitação, fotografias e vídeos de alta qualidade, partilha de localização e envio de mensagens por WiFi ou dados móveis em vez de SMS.
A Apple afirmou que irá trabalhar com a GSMA, o organismo de normalização da indústria móvel, para melhorar a segurança e as funcionalidades do RCS ao longo do tempo. Por outro lado, a empresa foi rápida a salientar que o iMessage continuará a ser o principal serviço de mensagens para os utilizadores da Apple. O RCS existirá separadamente como um substituto melhorado do SMS/MMS.
A Apple sublinha que o iMessage oferece funcionalidades ainda mais avançadas e seguras com encriptação de ponta a ponta e continuará a evoluir de forma independente.
Mas eis o que disse um porta-voz da Apple como refere o site 9to5Mac:
No final do próximo ano, iremos adicionar suporte para o Perfil Universal RCS, a norma atualmente publicada pela Associação GSM. Acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade em comparação com SMS ou MMS. Isto funcionará em conjunto com o iMessage, que continuará a ser a melhor e mais segura experiência de mensagens para os utilizadores da Apple.
A medida surge após as acusações da Google e da Samsung de que a recusa da Apple em suportar o RCS contribui para o efeito “bolha verde”. O fabricante do Android também lançou um anúncio intitulado “Conheça o iPager”. Nele gozou com o facto de os iPhones ainda dependerem de SMS e MMS em vez de RCS para conversar com os utilizadores do Android.
Entretanto, a UE está a ponderar designar a Apple como guardiã, o que poderá forçar a integração de normas concorrentes, como o RCS, se a Apple conquistar uma quota demasiado grande do mercado das mensagens na Europa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!