No início desta semana noticiou-se um acontecimento estranho em que do nada os iPhones aprendidos pela polícia com a última versão do iOS começaram a reiniciar. Na altura não se sabia o que podia causar isto. É que por um lado podia ser uma proteção dos iPhones, já que a Apple leva a sério a privacidade dos utilizadores. No entanto, nem todos seguiram esta teoria. Agora os especialistas estão a descobrir a solução para o mistério dos iPhones que reiniciam.
Quando a informação da 404 Media foi publicada falou-se da possibilidade de a Apple ter lançado discretamente uma função de segurança na última atualização do iOS. Também referimos que havia anteriormente um bug no iOS 18 que fazia com que os iPhones reiniciassem aleatoriamente ao longo do dia. Parece que não estávamos muito longe da resposta, uma vez que uma nova informações revela que os especialistas estão a descobrir que as reinicializações surpresa desta semana são, de facto, uma característica.
A verdade
De acordo com a Dra. Jiska Classen, do Instituto Hasso Plattner, o gigante da tecnologia deu ao iOS uma funcionalidade de “reinício por inatividade”. Classen confirmou-o mais tarde numa publicação social, mostrando capturas de ecrã do código relevante.
Anteriormente, acreditava-se que a reinicialização poderia estar relacionada com o facto de os dispositivos serem removidos de rede móvel. Mas, de acordo com Classen, esse não parece ser o caso.
Além disso, Christopher Vance, da Magnet Forensics, revelou num grupo privado de conversação para peritos forenses e autoridades que encontraram um código que acciona um temporizador de inatividade. “Quando este temporizador se esgota, o dispositivo reinicia, passando de um estado AFU para um estado BFU”, disse Vance.
Esta é uma funcionalidade que pode ajudar a evitar que os ladrões acedam facilmente aos dados do utilizador em dispositivos bloqueados. No entanto parece que desta vez está a irritar também as autoridades!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!