O iPhone sempre teve uma característica que o diferenciou do Android. Para alguns é algo chato. No entanto, a verdade é que isto tem garantido muita segurança ao sistema operativo da maçã para dispositivos móveis. Agora tudo vai mudar e a partir do primeiro semestre de 2024 os iPhones vão ficar menos seguros.
iPhones vão ficar menos seguros na Europa a partir de 2024!
Até aqui sempre foi impossível ou pelo menos muito difícil fazer o sideload de aplicações para o iPhone. Ou seja, exatamente ao contrário do que acontece com o sistema operativo Android. No entanto isto vai mudar. O conhecido Mark Gurman da Bloomberg, referiu na sua newsletter Power On, que os utilizadores do iPhone na UE terão a possibilidade de descarregar e instalar aplicações de fontes externas à App Store da Apple a partir do primeiro semestre de 2024.
Esta alteração está a ser feita pela Apple para cumprir a nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) emitida pela União Europeia, que entrou em vigor a 1 de novembro de 2022. Os requisitos desta lei determinam que as empresas “guardiãs”, como a Apple, devem abrir os seus serviços e plataformas a outras empresas e programadores.
Apple vai ter de aderir ao Sideload
O processo, conhecido como sideloading, permite que os utilizadores instalem aplicações nos seus dispositivos que tenham sido descarregadas diretamente de um sítio Web ou programador, tal como aconteceria num PC ou Mac. Ou então de uma loja de aplicações de terceiros, como a Appstore da Amazon, que foi originalmente lançada para Android em 2011.
Historicamente, a Apple sempre foi contra a possibilidade de os utilizadores fazerem sideload de aplicações. De facto, até publicou um documento intitulado “Building a Trusted Ecosystem for Millions of Apps” (Construir um ecossistema de confiança para milhões de aplicações). Ele explica em pormenor por que razão o controlo que tem sobre a App Store é positivo e por que razão considera que as lojas de aplicações de terceiros e o sideload constituem um risco para a segurança.
Entretanto o prazo para o cumprimento do DMA da UE é 6 de março de 2024. Assim espera-se que a Apple efectue estas alterações antes desta data. A Microsoft já efetuou alterações ao Windows 11 para permitir a integração de lojas de aplicações de terceiros. Já o Android, historicamente, sempre suportou o sideload.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!