A Apple introduziu a monocelha em 2017 e, apesar de muitos fabricantes ainda a utilizarem, a maioria das pessoas já esperava que a Apple abandonasse este design. Assim teria toda a lógica um furo no ecrã como acabou por acontecer ou uma câmara escondida. Dito isto e como esta última tecnologia ainda não está suficientemente madura resolveram apostar numa espécie de furo em forma de comprimido. É aí que está a câmara para selfies, o sensor Face ID e o de proximidade. Entretanto o iOS 16 utiliza este design de uma forma interessante para as notificações e atividades. Algo que ficou conhecido como Ilha Dinâmica no iPhone 14 Pro e que está também a chegar aos smartphones Xiaomi.
Ilha dinâmica do iPhone chega aos smartphones Xiaomi
Antes de apontarem o dedo à Xiaomi a dizer que copiaram o que quer que seja, tenho a dizer que nada disso. De facto, foi um programador que não está relacionado com a marca que levou esta capacidade para os equipamentos da gigante chinesa.
O utilizador Vaibhav Jain partilhou um vídeo no Twitter que pode ser visto aqui e que mostra a ilha dinâmica a funcionar num smartphone da Xiaomi e a mostrar que eistem notificações. Seja como for esta pessoa desenvolve temas para o MIUI a interface da Xiaomi e caso esta marca o aprove em breve, então teremos esta funcionalidade no Android.
O tema chama-se aparentemente Grumpy UI e para já apenas está disponível em Chinês. Tal como acontece no iPhone 14 Pro, esta função transforma o furo no ecrã numa ferramenta que até permite saltar entre apps sem sairmos da janela que está aberta. No exemplo que é dado no vídeo, um utilizador ouve uma música sem sair do ecrã principal.
Considerando que falta a aprovação da Xiaomi, não se sabe quando é que os utilizadores vão ver o update. No entanto é muito interessante esta rápida chegada da ilha dinâmica à Apple.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!