Como estamos fartos de dizer, é muito provável que a próxima gama de smartphones iPhone, de 2023 (iPhone 15), já venha equipada com portas USB-C, em vez das velhas entradas Lightning, que tanto dinheiro deram à Apple nos últimos anos. (Acha que a Apple mantia o velho cabo só porque sim? Não não… A gigante tecnológica ganhou muito e bom dinheiro com a venda de cabos, e claro, royalties sobre a tecnologia).
Pois bem, a União Europeia andou para a frente com a legislação, e agora, a Apple vai mesmo ter de desistir de uma fonte de receita. Aliás, a própria Apple já confirmou que o seu plano atual é mesmo a implementação do padrão nos seus aparelhos, apesar de algumas críticas à mistura.
iPhone vai ter USB-C, mas é mesmo por obrigação
Portanto, Greg Joswiak, SVP de Marketing da Apple, já veio a público confirmar que a gigante Norte-Americana vai respeitar a legislação Europeia, e por isso mesmo, vai equipar todos os seus aparelhos com portas USB-C, o que claro está, inclui o iPhone.
No entanto, o executivo também mandou algumas ‘bocas’, ao afirmar que isto vai dar origem a mais e-waste, tal é a quantidade de cabos Lightning hoje em dia, em casa das pessoas, ou nas prateleiras. Uma ‘boca’ que na verdade, é um não assunto…
Afinal, as coisas têm de mudar em algum ponto, e claro, todos os iPhone em comercialização continuam a precisar de cabos Lightning! Por isso, continua a existir procura para esse tipo de utensílio. É um pouco aquilo que aconteceu com os cabos micro-USB e mini-USB. Sim, ficaram obsoletos, mas ainda é possível encontrá-los nas prateleiras, tal é a quantidade de aparelhos que os requer.
Entretanto, se acha que o fim do Lightning significa um fim para os planos da Apple de ter domínio sobre a forma como o iPhone é carregado… Está muito enganado! Ora olhe para o número de aparelhos focados no carregamento sem fios MagSafe. Além disso, é muito provável que esta adoção do padrão seja temporária, com a Apple muito focada na conectividade sem fios.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com a mudança? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!