Como deve saber, os novos iPhone 16 não vão ser muito diferentes face aos atuais iPhone 15, especialmente quando os mete lado-a-lado com os modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max. Aliás, a grande novidade está no software, mais concretamente no lado da IA, sendo exatamente por isso que a Apple está a lidar com problemas inesperados a pouco mais de 1 mês do lançamento da nova geração, porque a IA está atrasada, e ninguém sabe muito bem quando vai ficar disponível.
Curiosamente, este lançamento parece tão pouco importante, que muitas das atenções já estão viradas para o que vem a seguir, o iPhone 17. Especialmente para uma versão especial deste smartphone, que tem vindo a dar que falar.
iPhone Slim é afinal iPhone Air. Problema é o preço!
Portanto, ao que tudo indica, a Apple vai mesmo lançar um iPhone diferente no meio de vários iPhones iguais. Estamos a falar do iPhone Slim, que deverá perder o “Slim” no nome para ganhar o “Air”, de forma a aproveitar um nome já conhecido no ecossistema de portáteis Apple.
Porém, ao contrário daquilo que aconteceu com o iPhone X em 2017, que apareceu como um topo de gama, e na realidade, chegou a definir toda a gama alta do mundo dos smartphones durante 2 ou 3 anos. O iPhone 17 Air vai ser um aparelho mais focada na “gama média”, que deverá substituir o atual modelo Plus, que à semelhança do modelo Mini antes de si, é o iPhone com menos sucesso no mercado.
Mas… Isto é um problema! Um problema estranho.
Pessoalmente, acredito que a Apple não vai subir preços em 2024.
A gama iPhone 16 de Setembro de 2024 vai custar mais ou menos o mesmo da gama iPhone 15, porque apesar de algumas diferenças, a lista de componentes não vai encarecer nada por aí além.
Isto é importante, porque o lado Android está com a corda no pesçoco para manter margens, devido ao encarecimento do SoC (agora de 3nm) bem como dos chips de memória e armazenamento interno, e como tal, a Apple pode meter alguma pressão extra em cima das rivais.
Mas, em 2025, já seria interessante para a Apple aumentar preços, para manter margens, ou quem sabe, tentar ganhar mais algum dinheiro. Isso seria possível com um novo design, um novo formato, e uma nova maneira de olhar para o iPhone. Inicialmente, todos nós pensámos que o iPhone 17 Slim seria isso.
Um iPhone diferente para uma nova era. Mas, a aparecer na “gama média”, o iPhone 17 Slim (agora 17 Air) é uma proposta muito menos apelativa, e por isso estranha.
Ou seja, pagar “bom dinheiro” por um iPhone completamente novo, e completamente diferente de tudo o resto, capaz de assinalar que o utilizador tem o iPhone mais recente e mais poderoso? Claro! Ter um iPhone diferente, caro, mas de gama média? Isso já seria estranho.
- Nota: Caro? Sim, a gama média da Apple, no fundo, não existe. Até o iPhone SE, que deveria ser a versão mais barata do iPhone, é na realidade bastante cara em vários mercados periféricos, como é o caso do mercado Português.
Conclusão
Em suma, consegue imaginar dar mais de 1000€ por um iPhone de gama média. Isto em vez de apostar num iPhone 17 Pro ou Pro Max, que vai ser obviamente mais poderoso? É estranho não é?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!