Quer um resumo? MUITA COISA! O último SE (iPhone SE 3) foi lançado em 2022, naquilo que era a estratégia normal da Apple com esta gama de produtos. Mas as coisas estão mesmo a mudar em 2025.
iPhone SE 4: O que muda relativamente ao último SE?
A gama SE nunca foi algo pensado para ser um lançamento anual. Sendo exatamente por isso que só existem 3 smartphones iPhone SE alguma vez lançados, e sendo exatamente por isso que o Apple Watch SE precisa de uma atualização como nós precisamos de oxigénio para sobreviver.
Mas, o que é realmente importante no meio disto tudo, é que o novo SE significa uma mudança de paradigma. Aliás, o iPhone SE 4 pode chegar ao mercado com outro nome (iPhone 16e), e possivelmente poderá começar a ser um lançamento anual, para permitir à Apple atacar a gama média do mundo mobile.
- Nota: A gama média atual, ao contrário de outros tempos, já permite fazer muito e bom dinheiro. Por isso, é uma boa forma de a Apple crescer como fabricante de smartphones, e continuar a encher os bolsos aos seus investidores e acionistas.
O que muda?
Ecrã passa de 4.7” IPS LCD para 6.1” OLED, o smartphone aparece num design muito mais similar à restante gama, a câmara tem como base o mesmo sensor principal do iPhone 16, temos o dobro da memória RAM, o armazenamento começa nos 128GB, temos mais bateria, e claro, uma porta USB-C.
É também muito provável que exista um botão Action, e claro, acesso ao motor de IA Apple Intelligence.
É possível que o botão captura também apareça, mas parece-me mais difícil.
O preço também deve aumentar um pouco, mas nada de especial porque a Apple não pode fugir do preço dos gama média Android.
Em suma, uma atualização muito interessante, com um potencial tremendo para mudar a forma como o mundo dos smartphones funciona.