iPhone Pro vs Não-Pro: 2022 vai ser um ponto de viragem

Como já noticiámos há alguns meses atrás, com a próxima gama de smartphones iPhone, a Apple decidiu implementar o seu SoC mais recente, e mais poderoso, apenas e só nos modelos Pro. Ou seja, no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max!

Algo que muito boa gente levou como um sinal de que a Apple ainda estaria a lidar com algumas dificuldades, consequência da recente crise de produção de chips. Mas… Não! Este é mesmo o plano para o futuro.

Vão existir mais diferenças entre os modelos Pro, e não-Pro do iPhone. Vamos por partes?

iPhone Pro vs Não-Pro: 2022 vai ser um ponto de viragem

Portanto, até aqui, era mais do que óbvio que se por ventura quisesse o melhor iPhone possível e imaginário, teria sempre de optar pela versão Pro, de preferência a Pro Max, que traz mais algumas novidades no campo da fotografia. Contudo, se porventura não existisse orçamento para isso, e tivesse de optar pelo iPhone ‘base’, ou pelo modelo mini, o nível de performance não seria muito diferente! Ao fim ao cabo, o SoC seria exatamente o mesmo, bem como muitas das especificações base. Pois… Isso acaba aqui.

Afinal de contas, a partir de 2022, a começar pela gama iPhone 14, os modelos Pro vão ser equipados com o SoC mais recente, enquanto os modelos não-Pro ficam pelo SoC do ano passado. Isto significa que nas próximas semanas vamos ver modelos Pro equipados com o SoC Apple Bionic 16, enquanto os modelos não-Pro ficam pelo Apple Bionic A15 de 2021. Isto vai repetir-se em 2023, com o iPhone 15 Pro a chegar com o A17 Bionic, enquanto o iPhone 15 fica pelo A16 Bionic… e por aí adiante.

Apenas muda o processador?

Além disto, deverá continuar a existir uma diferença muito significativa no design, nos próximos anos. Bem como uma aposta em ecrãs de maior qualidade, com suporte a altas taxas de atualização de frames, nos modelos mais caros. A ideia é abrir um pouco mais o fosso de diferenças entre estes modelos. Para quê? É simples, para a Apple conseguir vender mais unidades Pro, que têm uma % de lucro mais alta.

Para finalizar, é preciso ainda salientar que apesar do preço do iPhone 14 ser o mesmo do atual iPhone 13, o preço dos novos modelos Pro vai aumentar entre 100 e 150€. (É ainda importante notar que o iPhone mini vai deixar de existir em 2022, para abrir espaço ao iPhone 14 Max. Um aparelho que vai ficar entre o iPhone 14, e o iPhone 14 Pro).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com a estratégia da Apple? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também