iPhone: Modem 5G vai ser “fraco”… Mas vai revolucionar!

Caso não saiba, a Apple está na luta para produzir o seu próprio modem 5G, e finalmente dizer adeus à sua problemática parceira Qualcomm, há uma série de anos. Aliás, a Apple até adquiriu e absorveu o departamento de modems da Intel há alguns anos atrás, por cerca mil milhões de euros, para tentar aproveitar todo o trabalho de desenvolvimento que já tinha sido feito.

Porém, mesmo com muito investimento, e com todo o talento que a Apple tem para o designs de chips, a coisa andou anos a “patinar”… Até agora! Ao que tudo indica, a gigante Norte-Americana já tem um modem 5G pronto para o mercado. Mas, a sua performance não vai ser comparável aquilo que podemos encontrar nos smartphones iPhone mais recentes.

iPhone: Modem 5G vai ser “fraco”… Mas vai revolucionar!

iPhone 17 alteração

Portanto, os novos iPhone 16 estão prestes a ser anunciados, e como deve imaginar, vão ser todos baseados em modems 5G da Qualcomm. Porém, em 2025 com a gama iPhone 17, a história já poderá mudar de figura.

  • Nota: O iPhone SE 4 do início de 2025 também pode vir a trazer este modem. Mas ainda nada está confirmado.

Afinal, o iPhone Air (ou Slim) pode muito bem vir a ser um dos primeiros smartphones da Apple a contar com este modem, sendo exatamente por isso que vai chegar tão leve e fino ao mercado.

Ou seja, o novo modem da Apple, apesar de não ser um portento da performance, tem o potencial de conseguir mudar o aspeto do iPhone a médio-longo prazo.

A Apple está a preparar-se para lançar a linha iPhone 16 no próximo mês e, embora tenhamos expectativas definidas para 10 de setembro, a empresa poderá anunciar os novos produtos mais cedo. Foi anteriormente noticiado que a empresa está a trabalhar nos seus modems personalizados para futuros modelos de iPhone, mas suspeitamos que não chegará com os próximos modelos. No entanto, o novo modem irá definir o aspeto dos modelos do iPhone a longo prazo.

Como?

No futuro, a Apple planeia integrar o design do seu modem num novo chip sem fios que gere o acesso Wi-Fi e Bluetooth no smartphone. Isto cria um único componente, que além de melhorias na fiabilidade e duração da bateria, vai também libertar mais espaço dentro do corpo do aparelho.

Mais tarde, a Apple quer levar esta estratégia ainda mais longe, ao integrar este componente no SoC. Isso vai reduzir custos, e vai abrir ainda mais opções no lado do design.

Mas, enquanto tudo isto acontece, a performance vai sofrer um pouco. Por isso, é expectável que os primeiros testes aconteçam com o já referido iPhone 17 Air, e também com o novo iPhone SE 4. Os modelos “principais” vão continuar a contar com modems 5G da Qualcomm.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também