iPhone mais barato? Vendeu que nem pãezinhos quentes!

Como estamos fartos de dizer, a Apple está a ter dificuldades como nunca teve em um daqueles que é muito provavelmente o mercado mais importante para a gigante Norte-Americana, o mercado Chinês. Afinal, estamos a falar de uma região com mais de 1.4 mil milhões de potenciais clientes.

Porém, esta é também uma região fortíssima na produção e desenvolvimento de smartphones Android topo de gama extremamente interessantes. Afinal, esta é a terra Natal de fabricantes como a Oppo, Vivo, Xiaomi, e claro, Huawei. Esta última fez um comeback brutal em 2023 e 2024, e por sua vez obrigou a Apple a fazer algo que quase nunca faz.

Qual foi a solução? Baixar preços! Resultou? Até bem demais!

iPhone mais barato? Vendeu que nem pãezinhos quentes!

iPhone mais fino

Portanto, a pressão que as outras fabricantes Chinesas fazem em cima da Apple está a ficar muito maior face a anos passados. Por isso, no primeiro ano em que as vendas encolheram de forma significativa, a Apple fez aquilo que todas as empresas fazem, mas que a gigante Norte-Americana odeia fazer. Baixar preços a sério!

Uma estratégia simples, mas que resulta quase sempre muito bem, especialmente num tipo de produto sempre muito desejado como é o exemplo do iPhone. Afinal, depois dos primeiros cortes de preço, a Apple foi capaz de enviar muitos mais aparelhos para a região, com um aumento de 40% nos envios durante o mês de Maio.

Aqui temos de salientar que a procura baixou em Janeiro, Fevereiro e Março, com as quedas de preço a entrarem em efeito em Abril. Ou seja, o efeito foi quase instantâneo. Porquê? Simples, porque estamos a falar de uma queda de preço à volta dos 300~400€, dependendo do modelo.

Ou seja, se existiam dúvidas de que os aumentos de preço não se devem apenas à forma como o mercado funciona, mas também ao facto de os consumidores continuarem a comprar. O que aconteceu na China tem de dissipar essas mesmas dúvidas. A culpa dos encarecimentos é nossa. Basta deixar de comprar, que as fabricantes “corrigem” os preços.

Aqui vale a pena dizer que é mesmo muito provável que a Apple seja obrigada a continuar a estratégia na China. Na Europa e Estados Unidos? Vamos ver… Visto que a nova gama iPhone 16 não é incrível no campo da inovação. Mas é muito menos provável.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados