Sou muito honesto, faz-me mesmo muita confusão usar um smartphone limitado a 60Hz no seu ecrã OLED, por muito bom que este seja. Isto é especialmente verdade no lado do iPhone, porque a versão mais barata do iPhone 16… Custa 989€. É muito dinheiro!
Ainda assim, na atual geração de smartphones Apple iPhone, este parece ser o dispositivo mais vendido a uma escala global.
iPhone mais barato vende mais que os modelos Pro. Porquê?
Portanto, pensava que o iPhone mais vendido era sempre o modelo Pro ou Pro Max de cada geração? Mais ou menos! Em 2024, o modelo mais vendido é o iPhone “base”, ou seja, o modelo mais despido de funcionalidades e inovações técnicas.
Porém, não é a primeira vez que isto acontece.
Este é o terceiro ano consecutivo em que isto acontece, com o modelo base a preencher cerca de 46% da quota de mercado (média de 2022, 2023 e 2024). Em 2024, o modelo mais barato vendeu 42% dentro do ecossistema Apple.
Porém, se ainda não percebeu, não estamos a falar do iPhone 16 propriamente dito. Estamos a falar de todos os iPhone base que a Apple tem à venda de forma oficial.
Porquê?
Bem, a explicação é relativamente simples.
Enquanto a Apple vende apenas as versões mais recentes dos modelos Pro e Pro Max, o modelo base de anos anteriores continuam a ser produzidos, e por isso mesmo, disponíveis a preços mais baixos nas lojas oficiais da Apple.
Ou seja, de forma mais concreta, o iPhone Pro Max mais recente é o aparelho singular que mais vende. Porém, se juntarmos todos os iPhone “base” disponíveis durante um dado ano, a coisa muda muito rapidamente para dar um outro peso a este dispositivo mais barato, mas ainda assim apelativo às massas.
Infelizmente para a Apple, à semelhança do “mini”, o iPhone “plus” continua a não vender nada de especial face a todas as outras versões.
Mas, ao que tudo indica, o modelo Plus vai desaparecer já na próxima geração para dar espaço ao novo Air. Além disso, vamos também dar as boas vindas ao novo SE 4 já em Março. Por isso, tudo pode vir a mudar dentro de 6~12 meses.